DataARTIGO

My Oracle Support – O nosso velho Metalink de cara nova

Olá, amigos. No final de novembro, o nosso velho e bom amigo Metalink ficou de cara nova, e também com um apelido novo, chamado agora de My Oracle Support (Site: http://metalink.oracle.com), criado boa parte em Flash (Actions Scripts FORTES!) e com novas funcionalidades integradas ao SCM (Software Configuration Manager), apresentou uma cara bem bonita e uma razoável navegação.

Abaixo mostro um pequeno screenshot da nova tela inicial do Metalink, ou My Oracle Support.

Nova cara do Metalink

Ao acessar o metalink, algumas novidades apareceram como: Dashboard, Community, Reports e Collector. O mais bacana das opções é o Dashboard, que sumariza todas as informações da sua conta em uma única tela, tais informações como seus SR (Service Request – ou TAR), informações sobre suas bases que estão coletando informação pelo OCM (Oracle Configuration Manager), inventário e Projects . O screenshot mostra a tela de dashboards.

Tela inicial do usuário

O metalink sempre foi o canal para entrar em contato com o suporte da Oracle. Para aqueles problemas difíceis de se resolver, a qualidade do suporte não mudou muita coisa, continua o mesmo (Quem usa sabe!), porém ao abrir um SR (ou TAR), você pode ter mais integração com o suporte e informação disponível da sua conta em um pequeno boxtext, como apresentado abaixo.

Tela de chamados

O My Oracle Support está com bons recursos, entre eles, podemos destacar:

MapView

Ao abrir um SR, você já pode mencionar em qual banco de dados está o problema, atribuindo as informações que estão armazenadas no repositório da Oracle ao SR. Essas informações são retiradas dos relatórios de RDA ou pelos coletores do SCM.

PowerView

Um recurso do My Oracle Support que permite filtrar informações por região do aplicativo, customizando as informações de acordo com o seu interesse. As regiões podem ser Knowledge base, Projects, System, System Health e Service Request.

System Health

Um monitor que analisa a saúde de seus bancos de dados e aplicativos, como Application Server e EBS (E-Bussiness Suite), monitora informações de segurança, patch e recomendações. Ótimo para equipes que querem atuar com pró-atividade.

Web Seminars

Dentro da região Knowledge, existe a opção Tools and Training > Training (Web Seminars). Uma ótima sacada da Oracle para seus profissionais. A intenção é fornecer seminários e treinamentos gratuitos para seus produtos de suporte, como RDA, SCM, E-Bussiness Diagnostics, entre outros. Dessa forma, trabalhar de acordo com os padrões Oracle e entender todas as ferramentas e seus respectivos fluxos de chamado.

Esses são apenas alguns itens de que gostei de comentar sobre a nova ferramenta da Oracle de suporte. Para quem já é assinante Metalink, vale a pena dar uma navegada no site e descobrir muito mais coisas. O site em si ainda é meio lento, mesmo para quem usa conexão DSL ou dedicada está bom, mas, para quem não gostou mesmo do site e ainda prefere a versão antiga, em todas as páginas existe o Link para Classic Metalink.

Abraços,

Rodrigo almeida

Rodrigo Almeida, DBA Oracle há mais de 10 anos é um dos DBA’s mais influentes do pais e mantém seu próprio Portal e Fórum (www.rodrigoalmeida.net), eleito ORACLE ACE em 2009 pela Oracle Corporation, cursou Eng. da Computação pela UNISANTA, graduado em Analise de banco de dados e pós-graduando em BI pela Veris Faculdades, especialista em Micro-eletrônica pelo INSA em Toulouse/França. Possui certificações OCP 9i/10g/11g, OCE SQL Expert, OCS 11g Implementations e Exadata e mais de 14 certificações Oracle. É vice-presidente do grupo de usuários Oracle do Brasil (GUOB), colunista Oracle do portal iMasters e colaborador técnico para os principais portais e revistas Brasileiras e internacionais. É participante dos Beta Program da Oracle Coporation para soluções de banco de dados e instrutor oficial da Oracle University Brasil para os treinamentos de BD e Exadata e atualmente é DBA Oracle e DMA Exadata e consultor técnico da Oracle do Brasil focado no gerenciamento e implementação de Oracle Exadata, Exalogic e tecnologias de banco de dados e aplicações Oracle. Também é proprietário da empresa UNIDBA Consultoria em TI (www.unidba.com.br)

Ver perfil