iMaster Developers

José Carlos Macoratti

José Carlos Macoratti

é referência em Visual Basic no Brasil e autor dos livros "Aprenda Rápido: ASP" e "ASP, ADO e Banco de Dados na Internet". Mantenedor do site macoratti.net.
  • Publicou
    580
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    33711165
    Vezes
    eye
  • Desde
    2011
    clock
awardArtigos Publicados
José Carlos Macoratti
.NET
Você conhece o recurso Target-typed new expressions?

O novo recurso target-typed new expressions do C# 9.0, que tem suporte no .NET 5.0, permite simplificar o código nas instruções para instanciar objetos. Um Target-typed ou Tipo de destino significa que uma expressão obtém o tipo do contexto em que é usada. Com C# 9.0, a nova expressão obtém o tipo do contexto, o que significa que você não…

José Carlos Macoratti
Design
Entenda as diferenças entre Build, Rebuild e Clean

Muitas vezes aprendemos a fazer algo e continuamos fazendo sem procurar saber o que esta por trás e quais as consequência. Continuamos a praticar as mesmas ações criando um hábito. Assim, alguns programadores que usam o Visual Studio para criar suas aplicações acabam criando o hábito de executar as operações Clean seguida de Build toda vez que mudam o…

José Carlos Macoratti
Framework
Os conceitos da injeção de dependência no ambiente .NET Core.

O Net Core suporta o Padrão de injeção de dependência (DI), que é uma técnica para obter a inversão de controle (IoC) entre classes e suas dependências. E você não precisa de nenhuma biblioteca externa de injeção de dependência para usar este recurso no .NET Core porque ele esta integrado ao .NET Core. Mas o que é  dependência ? …

José Carlos Macoratti
.NET
O recurso Span<T> da linguagem C#

O Span<T> é um novo tipo de valor na plataforma  .NET que permite reduzir a alocação de memória. Este recurso permite o gerenciamento fortemente tipado da memória contígua, independentemente de como ela foi alocada. Isso facilita a manutenção do código e melhora muito o desempenho dos aplicativos, reduzindo o número de alocações e cópias de memória necessárias. E ele…

José Carlos Macoratti
APIs e Microsserviços
Consumindo uma Web API com Axios

Neste artigo vou mostrar os fundamentos para consumir uma Web API Asp.Net Core usando Axios em uma aplicação React. A figura abaixo dá uma visão geral das tecnologias que iremos usar para atingir o nosso objetivo: Apresentando a Web API – ApiProdutos Eu vou partir de uma Web API pronta que foi criada com a ASP .NET…

José Carlos Macoratti
C#
Como usar atributos em funções locais no C# 9.0

O C# 9 agora permite atributos em funções locais (bem como atributos de parâmetro de funções locais).  Dessa forma atributos com um significado especificado quando aplicados a um método, seus parâmetros ou seus parâmetros de tipo terão o mesmo significado quando aplicados a uma função local, seus parâmetros ou seus parâmetros de tipo, respectivamente. Uma função local pode se tornar condicional no mesmo…

José Carlos Macoratti
Mobile
O que é o .NET MAUI?

O .NET Multi-platform App UI (.NET MAUI) é um framework multiplataforma para a criação de aplicativos móveis e desktop nativos com C# e XAML (https://docs.microsoft.com/en-us/dotnet/maui/what-is-maui). Usando o .NET MAUI, você desenvolve aplicativos que podem ser executados no Android, iOS, macOS e Windows a partir de uma única base de código compartilhada. O .NET MAUI é de código aberto,…

José Carlos Macoratti
Design
Value Object na abordagem do Domain Driven Design

Hoje vamos apresentar o conceito de Value Object, termo cunhado por Eric Evans em seu livro Domain-Driven Design: Tackling Complexity in the Heart of Software. Um Value Object(VO) na abordagem do Domain Driven Design é um objeto que representa um valor e não possui identidade, servindo para dar característica a outro objeto. Dessa forma a identidade de um VO está ligada à composição de seus valores e não…

José Carlos Macoratti
C#
C# - Princípio Aberto/Fechado (OCP)

Vamos recordar o princípio Aberto/Fechado do C#. Um exemplo clássico de programação orientada a objetos (abertas para extensão/fechadas para modificação)

José Carlos Macoratti
C#
Xamarin Forms - Recursos do Shell - I

No artigo de hoje, que você pode ver também no meu blog, vou continuar apresentando os recursos do Shell introduzido na versão 4.0 do Xamarin Forms.

visualizando 10 de 580
Publicidade