Banco de Dados

20 dez, 2018

MELHORES DO ANO: Bancos de dados

Publicidade

Neste fim de ano, preparamos para vocês a série Melhores do Ano. Primeiro, nós selecionamos sete temas que, em 2018, foram relevantes para a comunidade dev em geral. E dentro de cada tema, nossos desenvolvedores, João Neto e Rodrigo Pokemao, vão sugerir o artigo mais interessante publicado neste ano, na opinião deles. Assim, você pode revisitar os nossos melhores conteúdos de 2018, escritos por grandes nomes do mercado.

E para começar, vamos falar sobre bancos de dados. MongoDB, Oraclem SQL Server, MySQL… As opções são muitas e os assuntos, abrangentes. Confira agora os escolhidos da nossa equipe para o ano de 2018!

João Neto:

GDPR e a Lei Geral de Proteção de Dados Parte 01 e Parte 02 – Danielle Monteiro

“A segurança da informação sempre foi um tema delicado. A guarda dos dados do usuário, tanto online quanto offline, sempre foi muito negligenciada. Pior, muitas vezes o usuário nem sabia o que era feito com seus dados, nem como eram guardados ou geridos. Nesse artigo da Danielle, ela fala sobre a GDPR e a LGPD e como agora os cidadãos terão direito a saber quais dados pessoais estão sendo armazenados, onde estão, e com qual finalidade.

Ainda, as empresas não poderão mais usar termos e condições longos e ilegíveis cheios de termos jurídicos para pedir consentimento para o uso dos dados. O pedido de consentimento deve ser dado de forma inteligível, de fácil acesso e com o propósito de processamento de dados explicito.”

Rodrigo Pokemao:

Administre seus bancos de dados com o DBeaver – Diego Pinho

“Um problema que tenho bastante quando estou trabalhando em inúmeros projetos é ter que acessar vários bancos de dados em diferentes engines. Oracle, SQL Server, mySQL e PostgreSQL sempre foram complicados, pois, eu tinha que abrir um administrador específico para cada banco.

Com o artigo do Diego Pinho, pude descobrir um jeito de administrar vários bancos de dados em um mesmo software, inclusive com ele é possível administrar bancos noSQL. Por isso estou indicando o artigo: Administre seus bancos de dados com o DBeaver.”

Se você quiser ver mais artigos sobre o tema, basta acessar nossa seção de banco de dados!