Banco de Dados

Banco de Dados

Aproveite seus dados com os Conectores Comunitários do Data Studio

15 jan, 2018
Publicidade

Artigo de Minhaz Kazi, publicado originalmente pelo Google Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

O Google Data Studio permite aos usuários criar painéis ao vivo e interativos com belas visualizações de dados, gratuitamente. Os usuários podem buscar seus dados de uma variedade de fontes e criar relatórios ilimitados no Data Studio, com totais capacidades de edição e compartilhamento.

Community Connectors/Conectores Comunitários é um novo recurso para o Data Studio que permite que você use Apps Script para criar conectores para qualquer fonte de dados acessíveis pela internet. Você pode compartilhar Conectores Comunitários com outras pessoas para que elas possam acessar seus próprios dados de dentro do Data Studio.

Por exemplo, se você estiver fornecendo um serviço baseado na web para seus clientes, você pode criar um Conector Comunitário com um painel de modelo para obter dados da sua API. Em apenas 3 a 4 cliques, seus clientes podem fazer login em seu aplicativo da Web, autenticar com o Data Studio e ver seus dados individualizados exibidos em um belo painel interativo.

Aqui está um exemplo de painel do Data Studio que usa um Conector Comunitário para exibir dados ao vivo usando a API Stack Overflow:

Experimente este Conector Comunitário da Stack Overflow você mesmo ou veja o código.

Por que criar Conectores Comunitários

  • Aproveite o Data Studio como uma plataforma de relatórios para seus clientes.

Disponibilize um valor significativo aos seus clientes, fornecendo-lhes uma plataforma de relatórios pré-fabricados. Com um investimento de desenvolvimento mínimo, você pode confiar no Data Studio como uma gratuita e poderosa solução de análise e painel para seus clientes.

  • Alcance um maior público e monetize seu conector.

Publique e promova seu Conector Comunitário na galeria de Conectores Comunitários do Data Studio que está visível para todos os usuários do Data Studio. Os conectores publicados também podem ser acessados diretamente da Galeria de Conectores Comunitários pública. Há também várias abordagens se você deseja monetizar o seu conector.

  • Desenvolva soluções corporativas personalizadas para seus negócios.

Obtenha dados de negócios de uma variedade de fontes (por exemplo, BigQuery, CloudSQL, API da Web, etc) e crie uma solução personalizada especificamente para sua empresa. Ao fornecer modelos com seus conectores, você pode reduzir significativamente o tempo de construção do painel.

  • Beneficie-se dos recursos do Apps Script e use seu código existente.

Uma vez que os Conectores Comunitários são desenvolvidos usando o Google Apps Script, você pode beneficiar-se de recursos como armazenamento em cache, armazenamento, tradução, autenticação, etc. Se você já possui um conector do Google Sheets, é fácil reutilizar esse mesmo código para um Conector Comunitário.

  • Mencionamos que é grátis?

O Data Studio é completamente gratuito para usar. E não há custo para desenvolver ou publicar Conectores Comunitários.

Como criar conectores comunitários

O Guia de Iniciação pode ajudar a criar seu primeiro Conector Comunitário. Uma vez que o Apps Script é um subconjunto de Javascript, você pode facilmente criar um conector mesmo se você não trabalhou anteriormente com o Apps Script.

Você também pode avançar e ver etapas específicas do ciclo de vida de desenvolvimento típico de um Conector Comunitário:

  • Criar: Escreva o código do conector no Apps Script.
  • Usar e testar: Experimente o seu conector no Data Studio.
  • Implantar: Crie implantações para outros usuários.
  • Compartilhar: Compartilhe seu conector.

Publique seu conector

Você pode manter seu conector privado ou compartilhá-lo com outros usuários. Você também tem a opção de publicar seu conector. A publicação apresentará o seu conector tanto no Data Studio quanto na galeria dos Conectores Comunitários pública. Isso permite que você atinja todos os usuários do Data Studio e mostre seu serviço. Além disso, encorajamos você a enviar seu conector para o nosso repositório de Código Aberto para que a comunidade possa se beneficiar dele.

O que vem por aí

Se você tiver alguma história interessante, ideias ou se você quiser compartilhar alguns relatórios surpreendentes que você criou usando os Conectores Comunitários, nos dê um grito ou envie sua história em community-connector-feedback@google.com.

***

Este artigo é do Google Developers Blog. Ele foi escrito por Minhaz Kazi. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://developers.googleblog.com/2018/01/harness-your-data-with-data-studio.html