Back-End

29 mai, 2015

Livro “SQL e Teoria Relacional” ensina a escrever códigos SQL precisos

Publicidade

A linguagem de programação SQL pode ter diversas dificuldades e armadilhas para os mais descuidados, mas isso pode ser resolvido se o desenvolvedor compreender e souber colocar em prática a teoria relacional.

O livro “SQL e Teoria Relacional”, de C. J. Date – um dos maiores nomes da área de banco de dados -, publicado pela Novatec Editora, explica a teoria relacional em profundidade com exemplos e exercícios que o leitor pode aplicar diretamente no seu uso de SQL.

livro-sql

A obra inclui material sobre consultas recursivas, novos operadores de atualização e tópicos como operadores agregados, agrupamentos e desagrupamentos e atualização de views.

Diversas dúvidas sobre o SQL são solucionadas pelo livro, como:

  • Por que a nomenclatura correta das colunas é tão importante?
  • Nulos em seu banco de dados estão fazendo com que você receba respostas erradas. Por quê? O que você pode fazer quanto a isso?
  • É possível escrever uma consulta SQL para encontrar funcionários que nunca estiveram no mesmo departamento por mais de seis meses de cada vez?
  • SQL suporta “comparações quantificadas”, mas é melhor evitá-las. Por quê? Como você as evita?
  • Restrições são de importância crucial, mas a maioria dos produtos SQL não oferece suporte adequado a elas. O que você pode fazer para resolver essa situação?

O livro se preocupa em apresentar a abordagem mais atualizada de SQL disponível.