Conheça os profissionais por trás da infraestrutura tech de uma black friday
Desenvolvedores, Product Designers, Engenheiros de Sistemas, Especialistas em Segurança. Conheça 7 profissionais que fazem a principal data de compras acontecer on-line
Os brasileiros estão mais otimistas com a Black Friday em 2023. É o que aponta estudo conduzido pelo Google à Offerwise, que indica crescimento de 114% nas buscas em relação ao mesmo período do ano passado. À medida que uma das datas mais aguardadas no calendário de compras se aproxima, diversas empresas começam a organizar um dos pilares mais importantes para o sucesso dos negócios neste período: os times de infraestrutura tech. Com cerca de 80% dos brasileiros comprando on-line – segundo estudo da Nielsen|Ebit, em parceria com a Bexspay, em 2022 – são esses os profissionais que atuam nos bastidores para tornar a experiência de compra dos consumidores a melhor possível.
Para João Henrique, líder técnico e engenheiro de software sênior da Alura – maior ecossistema de aprendizado tech do Brasil – na infraestrutura, há a preocupação de manter todos os sistemas seguros, saudáveis e íntegros. “Banco de dados, unidades computacionais, sistema de cache, DNS, todos esses são exemplos de sistemas e mecanismos essenciais para o funcionamento de toda a rede de sistemas envolvidas numa plataforma. Além disso, a área abrange conceitos como monitoramento, resiliência e escalabilidade dos sistemas, muito necessários para suportar cargas de acessos aumentadas e repentinas como na Black Friday”, explica.
Infraestrutura Tech
Abaixo, conheça os heróis anônimos que fazem a Black Friday acontecer:
Product Designer e User Experience (UX): A equipe de design de produtos desempenha papel crucial na criação de interfaces de usuário intuitivas e atraentes, garantindo que os consumidores tenham uma experiência de compra agradável. “O design da plataforma ou sites de venda, bem como a usabilidade e as otimizações para ferramentas de buscas (SEO) são exemplos de tarefas que este time pode encarar diariamente”, avalia Henrique.
Desenvolvedor Front End: São responsáveis por criar as interfaces de usuário que os consumidores vêem e interagem durante a Black Friday, garantindo que os sites sejam atraentes e funcionais. “Sem uma boa usabilidade e sem ferramentas de busca classificando o site como relevante, a empresa torna-se pouco atrativa para novos clientes . Por isso, sites bem organizados e com informações relevantes bem posicionadas acabam aumentando a conversão de clientes”.
Desenvolvedor Back End: Os desenvolvedores back-end trabalham nos bastidores para garantir que os sistemas de comércio eletrônico funcionem sem problemas, processando pedidos e gerenciando bancos de dados. “São esses os profissionais que cuidam da implementação de novas regras de negócio, manutenção e otimização das regras antigas, implementação de novos sistemas que permitem o surgimento de novas funcionalidades, dentre outros”.
Engenheiro de Redes e Escalabilidade: São responsáveis por garantir que os servidores e sistemas estejam preparados para suportar picos de tráfego. Além disso, configuram e otimizam a infraestrutura de rede para evitar qualquer interrupção durante o evento. “Isso significa que, mesmo com um aumento massivo no número de visitantes e transações durante o período, os servidores e sistemas podem continuar operando sem sobrecargas, quedas ou interrupções indesejadas, garantindo que os consumidores tenham acesso contínuo às ofertas e promoções desejadas”.
Engenheiro de Sistemas: Cuidam dos servidores e sistemas que hospedam os sites de comércio eletrônico, certificando-se de que tudo esteja funcionando perfeitamente. Qualquer problema técnico é rapidamente solucionado para evitar que os consumidores sejam prejudicados. “Sua prontidão e expertise são cruciais, pois qualquer interrupção, mesmo que breve, pode resultar em perda de vendas e insatisfação dos consumidores. Portanto, esses são os “socorristas” da Black Friday, garantindo uma experiência de compra ininterrupta”.
Especialista em Segurança Cibernética: Dada a importância dos dados dos clientes, a segurança é uma prioridade. Esses especialistas trabalham duro para proteger as lojas online contra ameaças cibernéticas, garantindo que as transações dos consumidores sejam seguras. “Garantir que as transações dos consumidores estejam protegidas é o alicerce de qualquer operação de comércio eletrônico de sucesso atualmente”.
Especialista em Gerenciamento de Dados: A Black Friday gera enormes volumes de dados. Profissionais de gerenciamento de dados garantem que as informações do estoque, preços e pedidos estejam atualizadas em tempo real. “Eles garantem que os consumidores tenham acesso a informações precisas e em tempo real. Isso não apenas ajuda a evitar decepções dos clientes, mas também otimiza a eficiência operacional, permitindo que as lojas online atendam à demanda da Black Friday com sucesso”.
Mas afinal, por que esses profissionais são cruciais para a Black Friday acontecer?
De acordo com a pesquisa Hourly Cost of Downtime, de 2021, realizada pela consultoria ITIC, o custo do downtime – tempo de inatividade de um sistema -, de grandes companhias globais, pode ir de US$ 1 milhão a US$ 5 milhões por hora. “É importante reconhecer que a tecnologia é a grande responsável por garantir a competitividade dos players em uma das datas mais aquecidas do mercado”, pondera Henrique.
Para o especialista, os profissionais de infraestrutura são imprescindíveis pois asseguram que os sites de comércio eletrônico estejam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender aos consumidores ávidos por ofertas. “Com milhões de transações ocorrendo durante a Black Friday, a segurança é fundamental para proteger os dados pessoais e financeiros dos clientes. Por isso, é a equipe de infraestrutura tech que garante que os servidores possam lidar com o aumento massivo de tráfego durante o evento, evitando a sobrecarga e a interrupção dos serviços”, reforça.
Sobre a Alura
A Alura é o maior ecossistema de aprendizado em tecnologia do Brasil. São mais de 1.400 cursos em sua plataforma de ensino e novos lançamentos todas as semanas, bem como profundidade e diversidade em suas formações com o objetivo de desenvolver carreiras em T – profissionais que buscam conhecimento para além da sua área de especialização. Com cerca de duas décadas no mercado, a escola impactou mais de 1,5 milhão de estudantes e 5 mil empresas.
Por meio de sua comunidade colaborativa e ativa que conta com mais de 100 mil pessoas e 200 novas chegadas todos os dias, promove aprendizados em Programação, Front-end, Data Science, Mobile, DevOps, UX & Design, Negócios, Marketing e muito mais.
O ecossistema Alura conta com uma gama de conteúdos, incluindo os notórios podcasts Hipsters Ponto Tech e Like a Boss, bem como as unidades de negócio Alura Para Empresas, focada em soluções de educação corporativa; Alura Latam, uma extensão da empresa para a América Latina; Casa do Código, editora de livros de tecnologia e inovação; e a escola de produtos digitais PM3. Além da FIAP, instituição referência em ensino superior de tecnologia, onde co-criaram a Pós Tech, oferecendo pós-graduações únicas, 100% digitais, hands-on e assíncronas nas áreas de Dev, Cyber Segurança e Dados.