O Facebook Gifts está sendo redesenhado nos Estados Unidos, substituindo o envio de presentes físicos por um sistema de cartões de presente.
A justificativa para a mudança está nos números. De acordo com o TechCrunch, 80% dos presentes do Facebook eram formados por cartões para o usuário gastar em estabelecimentos comerciais e com presentes digitais.
Lançado pelo Facebook em setembro de 2012, o Gifts tem como proposta desafiar a Amazon, mas parece isso está longe de ser alcançado. Desde sábado, 10% dos usuários norte-americanos da rede social passaram a receber a versão redesenhada do Gifts, que elimina os presentes físicos.
Além disso, o Facebook Gifts será mais presente no cotidiano da rede, com sugestões de presentes no aniversário de seus amigos, nos murais e no feed de notícias.
Para as empresas, isso significa uma venda direta de cartões de presente. Antes, era necessário conduzir o usuário à landing page do serviço e esperar que ele encontrasse a loja entre as opções. Cada um terá sua própria landing page e, dependendo do serviço, podem ser ofertados códigos para compra instantânea em sites de comércio eletrônico.
Assim, na prática, o novo sistema cria a possibilidade de medir o retorno de investimento em anúncios, já que será possível vincular uma venda de Gift Card com uma postagem promovida na rede.
Com informações de Info