A Dell anunciou a mais importante atualização na plataforma para análises avançadas de dados com o lançamento do Dell Statistica 13.2. As funcionalidades incorporadas permitem que as empresas transformem seus negócios e atinjam níveis mais altos de sucesso ao possibilitar análises em qualquer local e aumentando o poder de atuação dos usuários.
Entre os destaques, o Statistica 13.2 inclui a capacidades de Inteligência Coletiva para permitir a integração nativa com marketplaces de aplicação e de open source (código aberto); uma nova interface desenhada para reduzir a complexidade e simplificar os fluxos de trabalho para Cientistas de Dados; e a habilidade para distribuir fluxos de trabalho para análise e preparação de dados para qualquer dispositivo ou gateway.
O Dell Statistica tem hoje uma posição estratégica, na medida em que atende à crescente demanda das empresas por utilizar a análise avançada de dados para inovação, prever comportamentos dos clientes e otimizar o negócio e os processos de fabricação. Por conta dessa linha, o Gartner posicionou a Dell entre os “Líderes” do Quadrante Mágico sobre Plataformas de Análises Avançadas (no relatório de Fevereiro de 2016).
“Com essa nova versão do Dell Statistica 13.2 avançamos ainda mais para nos posicionarmos como uma referência para análise avançada de dados e para o caminho de facilitar o acesso das empresas a esses recursos”, pontuou Josias Oliveira, Gerente Geral da Dell Statsoft na América do Sul . “Trata-se da mais importante atualização já realizada da solução”, acrescentou.
Inteligência coletiva
A nova versão do Statistica aumenta o poder das comunidades que atuam com análise de dados, por meio de capacidades de Inteligência Coletiva, as quais permitem que os usuários se conectem diretamente com grupos, dados públicos e não proprietários, assim como a linguagens de script padrão.
Para endereçar a atual falta de cientistas de dados no mercado global, um crescente número de especialistas tem compartilhado seus modelos por meio de grupos e plataformas virtuais. Com o Statistica 13.2, usuários – técnicos ou não – podem acessar esses modelos pré-construídos e integrá-los a seus ambientes que utilizam o Statistica. Isso permite o acesso a uma vasta quantidade de modelos, sem a necessidade de criar códigos de forma manual.
Interface simplificada
Ciente de que cada vez mais a análise de dados passa por diversos departamentos das organizações, o Statistica 13.2 traz uma série de novas funcionalidades especialmente desenhadas para simplificar a análise para usuários não técnicos. A solução contempla máscaras que reduzem a complexidade entre os requerimentos de preparação dos dados e fluxos de análise, facilitando assim o trabalho dos usuários, sem a necessidade de conhecimentos sobre códigos ou programas.
A nova versão também tem a habilidade de exportar objetos do Statistica, possibilitando que usuários não técnicos editem os dados em Excel, antes de importá-los de volta para o sistema.
Acesso por dispositivos e gateways
O Statistica 13.2 agora inclui também a habilidade de distribuir a preparação e análise de fluxo de dados para qualquer dispositivo conectado ou gateway. A nova versão inclui o Rules Builder Node que pode ser instalado diretamente nos equipamentos, para que os usuários realizem tarefas de preparação dos dados, executem modelos e rodem modelos e decisões condicionais com base nos dados reais, conectados a eles onde eles estiverem.
Essa facilidade elimina a dificuldade envolvida com o transporte de grandes volumes de dados para um repositório central e permite que os clientes obtenham e respondam a insights de forma mais rápida.
Sobre a Dell Technologies
A Dell Technologies é uma família única de negócios que fornece a infraestrutura essencial para as organizações construírem o futuro digital, transformarem a TI e protegerem o ativo mais importante delas: a informação. A empresa atende clientes de todos os tamanhos em 180 países – abrangendo desde 98% das empresas listadas na Fortune 500 até consumidores individuais – com o mais completo e inovador portfólio da indústria que vai da ponta ao centro da rede e à nuvem.