Notícias

29 abr, 2021

Código aberto: programadores criam software da NASA sem saber

100 visualizações
Publicidade

Pouca gente sabe, mas quando o primeiro helicóptero levantou voo na superfície de Marte neste mês, a história estava sendo escrita em dobro. Primeiro, porque o feito, por si só, já demonstra a grandeza da tecnologia, há milhões de quilômetros de distância da Terra.

Segundo, porque o software desenvolvido para o helicóptero Ingenuity, da Nasa, é totalmente Open Source e criado, em parte, por uma equipe de quase 12.000 desenvolvedores no GitHub. O mais curioso é que, de acordo com a plataforma, a maioria desses desenvolvedores nem faz ideia de que ajudou a tornar possível o primeiro voo de helicóptero marciano.

imagem do Helicóptero Ingenuity sobrevoando solo marciano com software de código aberto da nasa
Helicóptero Ingenuity sobrevoa solo marciano. Imagem reprodução NASA

André Noel, da coluna TILT, do UOL, lembrou que um amigo, que é dev e que contribui para o projeto opencv, utilizado em projetos da Nasa, ganhou uma medalha no GitHub por ter colaborado com parte do código presente na programação do helicóptero da NASA.

Ainda segundo a coluna, o helicóptero possui uma distribuição Linux embarcada e boa parte do software foi escrito em C++ e Python.

Código Aberto na NASA

Todo Dev já tem essa noção, mas sempre é bom lembrar que quando um código aberto é escrito, nunca se sabe qual será o destino dele nem quem irá usá-lo. Mas o prazer de ajudar a construir algo importante e útil, vale à pena.

E por falar em código aberto, a própria NASA anunciou que o próximo veículo que será enviado à Lua em 2023 também vai utilizar um software Open Source. Tudo pode estar sendo sendo preparado para uma nova corrida espacial de baixo custo e mais acessível.