Pouca gente sabe, mas quando o primeiro helicóptero levantou voo na superfície de Marte neste mês, a história estava sendo escrita em dobro. Primeiro, porque o feito, por si só, já demonstra a grandeza da tecnologia, há milhões de quilômetros de distância da Terra.
Segundo, porque o software desenvolvido para o helicóptero Ingenuity, da Nasa, é totalmente Open Source e criado, em parte, por uma equipe de quase 12.000 desenvolvedores no GitHub. O mais curioso é que, de acordo com a plataforma, a maioria desses desenvolvedores nem faz ideia de que ajudou a tornar possível o primeiro voo de helicóptero marciano.
André Noel, da coluna TILT, do UOL, lembrou que um amigo, que é dev e que contribui para o projeto opencv, utilizado em projetos da Nasa, ganhou uma medalha no GitHub por ter colaborado com parte do código presente na programação do helicóptero da NASA.
Ainda segundo a coluna, o helicóptero possui uma distribuição Linux embarcada e boa parte do software foi escrito em C++ e Python.
Código Aberto na NASA
Todo Dev já tem essa noção, mas sempre é bom lembrar que quando um código aberto é escrito, nunca se sabe qual será o destino dele nem quem irá usá-lo. Mas o prazer de ajudar a construir algo importante e útil, vale à pena.
E por falar em código aberto, a própria NASA anunciou que o próximo veículo que será enviado à Lua em 2023 também vai utilizar um software Open Source. Tudo pode estar sendo sendo preparado para uma nova corrida espacial de baixo custo e mais acessível.