A análise de dados é uma atividade essencial para qualquer desenvolvedor que queira extrair insights valiosos dessas informações para ajudar no dia a dia do seu trabalho, seja para a criação de novas aplicações ou para ajudar na tomada de decisões mais inteligentes. No entanto, quando esses conteúdos estão dispersos em diferentes fontes, plataformas e formatos, isso dificulta o acesso, a integração e a sua visualização. Foi assim que entendemos ser preciso fornecer aos profissionais da área e aos gestores de negócios, ferramentas que facilitem a consulta, manipulação e a aplicação de dados de uma forma inovadora, utilizando inteligência artificial e sem exigir um conhecimento profundo de programação.
Neste contexto, o Microsoft Fabric, lançado no ano passado, surge como uma excelente plataforma integrada, reunindo todas as ferramentas em um único local, tornando-se assim uma solução muito útil para os desenvolvedores. Nos últimos meses, a solução ganhou importantes atualizações e, desde maio deste ano, é possível criar apontamentos para outras fontes de dados na nuvem, estejam eles em um ou mais provedores de serviços. Isso evita a necessidade de migrar ou replicar os dados, o que reduz os custos e ainda economiza tempo.
Análise de dados
Quando se trabalha com várias fontes de informação, nem sempre se utiliza o mesmo tipo de acesso para elas. Por exemplo, se uma empresa usa dados para fins diversos e quer acessar uma determinada informação em sua base na nuvem, que roda em diferentes fornecedores, precisa criar uma réplica de parte desse conteúdo, tirando do provedor A e copiando para o provedor B. Isso torna a solução muito mais cara – sem contar o enorme trabalho que os profissionais terão para fazer essa migração, porque, além de levar muito tempo, pode afetar processos já consolidados, gerando mais complicações.
Com a possibilidade de ter tudo em um único lugar para fazer uma pesquisa, sem a necessidade de copiar informações de um fornecedor para outro, a novidade chega como um enorme facilitador na vida de muitos desenvolvedores que já usam uma solução específica e, portanto, não desejam enfrentar o processo difícil e oneroso de migrar para outra plataforma.
Esse conceito, conhecido como “shortcuts”, ou atalhos, promove a integração e a visualização dos dados de maneira mais eficiente. A capacidade de visualizar todas as fontes de maneira centralizada facilita a análise e a tomada de decisões por parte dos gestores de negócios, proporcionando uma visão mais clara e abrangente dos dados disponíveis, o que torna mais fácil identificar tendências, padrões e ter insights valiosos.
Além disso, as tecnologias e soluções de dados já existentes podem continuar sendo utilizadas, sem a necessidade de adaptação a novas ferramentas. A familiaridade com as que estão acostumados a utilizar no dia a dia é o que reduz a curva de aprendizado e isso aumenta consideravelmente a produtividade das equipes.
Ao centralizar os dados, a vida dos profissionais também é simplificada. A boa notícia acontece porque isso elimina os problemas de gerenciamento e libera tempo para a inovação. Ao não precisar mais lidar com as dificuldades de integração e migração de dados, os desenvolvedores podem focar em criar funcionalidades e fazer melhorias.
Por fim, considerando um cenário no qual precisamos fazer mais com menos, é uma solução na qual produtos e soluções da base de dados antigos seguem tendo valor, pois não precisam ser trocados ou descartados. Dessa forma, todos ganham. Os desenvolvedores em agilidade e produtividade, e os gestores de negócio das companhias em retorno sobre o investimento em tecnologia, usando-o de forma mais integrada e gerenciando os recursos de forma mais eficiente.
LEIA TAMBÉM