No mês de março de 2024, a Microsoft completou 35 anos no Brasil e, ao longo destes anos, muita coisa mudou no mundo, e, claro, no dia a dia do desenvolvimento de software e das pessoas desenvolvedoras. Neste período, a companhia esteve à frente de alguns dos principais avanços tecnológicos, reforçando seu compromisso em oferecer ferramentas que potencializem a produtividade e criatividade dos desenvolvedores. Neste meu espaço aqui no iMaster, quero destacar uma inovação importante que tem o objetivo de oferecer mais recursos para esses profissionais.
Estou falando do Visual Studio Code (ou o VS Code, como ficou conhecido), lançado em 2015 pela Microsoft e desenvolvido para o Windows, Linux e macOS. Com uma interface intuitiva e suporte a uma ampla variedade de linguagens de programação, ele trouxe mais simplicidade e agilidade ao trabalho dos programadores.
Para termos uma ideia da sua importância, antes do seu lançamento, os desenvolvedores precisavam recorrer a editores de texto genéricos ou a ambientes de desenvolvimento integrados (os chamados IDEs) mais pesados e que consumiam muito do processamento de sistemas. Isso causava lentidão na inicialização e na execução de comandos, além de não fornecer integração com as linguagens de programação.
Desenvolvimento de Software – VS Code
O VS Code trouxe uma abordagem mais leve e ágil, combinando a simplicidade de um editor de texto com recursos avançados de desenvolvimento. Desde então, tornou-se uma escolha popular para muitos programadores, independentemente do nível de experiência ou preferências de linguagem de programação dos profissionais, abarcando desde as populares como JavaScript, Python e Java, até as mais especializadas como Go, Rust e TypeScrip. Dessa maneira, tornou-se a escolha ideal para equipes de desenvolvimento que trabalham com projetos em diferentes linguagens.
A interface é simples e adaptável, permitindo a cada desenvolvedor a utilização da ferramenta de acordo com suas preferências e necessidades. Outro importante benefício da ferramenta são as inúmeras de extensões disponíveis no Marketplace do VS Code, abrangendo suporte a frameworks, ferramentas de depuração e integração com outras interfaces.
É possível integrar de forma nativa com sistemas de controle de versão como o Git, por exemplo, facilitando o gerenciamento e o rastreamento das mudanças no código-fonte. Isso permite aos desenvolvedores trabalharem juntos de forma mais eficaz.
A colaboração entre a comunidade de desenvolvedores também foi importante para ajudar o VS Code a se popularizar. Com a criação de uma variedade de extensões e recursos, o processo de desenvolvimento ficou mais eficiente e agradável para muitos profissionais da área.
Além disso, a ferramenta tem desempenhado um papel vital na democratização do desenvolvimento de software, pois tornou acessível e viável – mesmo para aqueles que estão apenas começando sua jornada na programação – conseguir resultados de qualidade.
A interface intuitiva e recursos amigáveis permitem ainda que novos programadores se familiarizem rapidamente com conceitos complexos de desenvolvimento. Isso é fundamental para acelerar o crescimento profissional e no aprimoramento de diversas habilidades.
Colocar nas mãos dessa comunidade uma ferramenta que amplia a colaboração e produtividade é ampliar o potencial que esses profissionais têm de criar inovações que impactam o dia a dia de todos, seja nos negócios ou na vida do usuário final. E hoje, desenvolvedor? Você consegue imaginar seu trabalho sem essa importante ferramenta?
LEIA TAMBÉM