Front End

13 mar, 2024

BrazilJS 2024 confirma novos palestrantes para além do nicho de pessoas desenvolvedoras

Publicidade

BrazilJS 2024 ocorre dias 25 e 26 de abril, em Porto Alegre, e já tem confirmados como conferencistas o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino e a cientista da Nasa Africa Flores-Anderson

Pensar o futuro demanda considerar a tecnologia e suas implicações. Para tanto, é impossível também deixar de lado a ciência. Relacionar esses temas com ações do cotidiano moderno é o objetivo da BrazilJS em 2024, maior evento de tecnologia da América Latina, que ocorre nos dias 25 e 26 de abril, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Inicialmente dedicada a debater programação, sendo considerada a maior conferência JavaScript do mundo, o evento agora busca estabelecer-se como referência na comunidade dev e, ainda, ampliar o escopo, trazendo discussões e temáticas menos técnicas. Ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento.

Até o momento são 14 palestrantes divulgados. Para este novo momento, o encontro tech já tem sete convidados que dão o tom da diversidade de assuntos que devem ser abordados. A ver: o biólogo, pesquisador e divulgador científico Atila Iamarino, a cientista física da Nasa Africa Flores-Anderson, o engenheiro de software e criador de conteúdo Mano Deyvin, a engenheira DevRel no Google (trabalhando nas DevTools do Chrome) Jecelyn Yeen, o empreendedor e cientista da computação da Azion Rafael Umann, o mestre em Ciência da Computação e influenciador de mercado e da tecnologia Paulo Silveira e o instrutor em treinamentos online premiado com os Google Developer Expert Erick Wendel.

Além deles, a organização também abre espaço para artigos enviados por interessados para serem apresentados durante os dois dias de atividades. Por ora, foram selecionados trabalhos da desenvolvedora e engenheira de Software Glaucia Lemos, do engenheiro de Web/Tv na Netflix e painelista no Podcast Dev Na Estrada Willian Martins, do programador Pedro Henrique Pereira De Oliveira, do desenvolvedor de software e empreendedor Anuar Harb, do empreendedor e desenvolvedor Milson Ramos De Carvalho Júnior, da desenvolvedora front-end Nayanne Lopes Batista Dantas e da engenheira de software sênior Ana Neri.

“Como de costume, vamos trazer grandes nomes nacionais e internacionais, com o objetivo de instigar a reflexão do público sobre o que envolve o mundo da tecnologia hoje”, afirma o cofundador da BrazilJS, Felipe Nascimento.

Outros participantes devem ser anunciados em breve, tanto pela imprensa quanto pelas mídias sociais (disponíveis ao final deste texto).

Sobre a conferência BrazilJS

Ser o propulsor para um grande encontro de pessoas desenvolvedoras e disseminar a importância da tecnologia, da ciência e da educação na vida cotidiana. Essa é a missão da BrazilJS Conf, maior conferência JavaScript do mundo e maior evento de tecnologia da América Latina. Por meio de conteúdos de relevância e eventos, a iniciativa, que chega em sua 10ª edição presencial neste ano, quer seguir sendo o evento de referência para a comunidade dev e, a partir de agora, ampliar o público geral, trazendo também discussões e temáticas menos técnicas.

A marca entra em 2024 com novidades: a fusão das atividades com a On2, tech gaúcha que faz parte do Ecosys e é especializada em desenvolvimento de software e de soluções tecnológicas para clientes como Toyota, Kinto e Nath Finanças. Juntas, as duas empresas também anunciam a 13ª edição da BrazilJS Conf, que ocorre em 25 e 26 de abril de 2024, em Porto Alegre. Será a retomada das atividades presenciais (a última com público in loco foi em 2019).

A BrazilJS nasceu em 2011 e, já em sua primeira edição, consolidou-se como um dos mais importantes eventos no Brasil, promovendo um espaço no qual pessoas que trabalham com tecnologia possam se atualizar e discutir sobre mercado e o mundo da programação. Desde então, a conferência reuniu ao todo mais de 12 mil participantes e 180 palestrantes nacionais e internacionais.

Para 2024 no auditório Araújo Vianna, na capital gaúcha, o público esperado é de mais de três mil pessoas por dia. Quem está à frente de toda a organização do evento são os primos, sócios e cofundadores da BrazilJS e da On2, Jaydson Gomes e Felipe Nascimento, além de Andreza Rocha, idealizadora da AfrOya Tech Hub. Todo o trabalho de identidade visual desta edição é idealizado pelo designer e artista Guile Farias, que também é irmão de Zudizilla, rapper nacional.

Depois de duas edições virtuais nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia, e de uma pausa no encontro em 2022 e 2023, a conferência promete voltar em 2024 ao presencial com uma agenda ainda mais exclusiva.

Desde a primeira edição, a conferência já trouxe nomes e atrações como Brendan Eich (criador da linguagem JavaScript), Vint Cerf (um dos pais da internet e criador dos protocolos TCP/IP), Jem Young (Netflix), Mina Markham (Slack), Ada Rose Cannon (Apple) e Guillermo Rauch (fundador da Vercel).
Atualmente, cerca de 100 mil pessoas acompanham as novidades da BrazilJS em todos os canais da empresa.

Sobre a empresa BrazilJS

A BrazilJS é uma plataforma de produção e curadoria de conteúdo voltada para a comunidade dev. A empresa visa engajar profissionais de TI e o mercado por meio de eventos, artigos, notícias, newsletters, vídeos e lives, tendo sempre a diversidade e a inclusão como pilares de atuação em todas as suas iniciativas.

Fundada em 2011, o empreendimento nasceu da vontade dos primos e sócios Felipe Nascimento e Jaydson Gomes de compartilhar o que eles viam, viviam e aprendiam em outros encontros pensados para profissionais de tecnologia.