CSS

11 fev, 2025

10 cursos mais realizados na área de tecnologia

Publicidade

10 cursos mais realizados na área de tecnologia | De acordo com pesquisa da Business Research Insights, o mercado global de tecnologia da informação (TI) está projetado para atingir US$ 2,7 bilhões até 2032, refletindo a crescente importância desse setor na economia global.

Com a alta demanda por profissionais qualificados, especialmente na área de desenvolvimento de software, muitos buscam aprimorar suas habilidades, seja para se manter competitivo ou para ingressar no mercado tecnológico.

10 cursos mais realizados

Alura, maior ecossistema de educação em tecnologia, reflete diretamente essa tendência. Neste ano, a plataforma registrou um aumento expressivo em suas matrículas, especialmente nas buscas por cursos voltados à programação.

Confira abaixo o ranking dos 10 cursos mais realizados na Alura em 2024:

  1. Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript

  2. Git e GitHub: compartilhando e colaborando em projetos

  3. Lógica de programação: explore funções e listas

  4. HTML e CSS: ambientes de desenvolvimento, estrutura de arquivos e tags

  5. Python: crie a sua primeira aplicação

  6. HTML e CSS: Classes, posicionamento e Flexbox

  7. Lógica de programação: praticando com desafios

  8. Java: criando a sua primeira aplicação

  9. Python para Data Science: primeiros passos

  10. Excel: domine o editor de planilhas

Demanda crescente

A demanda crescente por formação básica e fundamentos na programação é um reflexo claro do aumento do interesse por JavaScript e Java. Em 2024, o curso de Lógica de Programação com JavaScript teve um crescimento de 250% nas matrículas na Alura em relação ao ano anterior, apontando para o crescente número de iniciantes em TI, mercado que cresceu 22% no segundo trimestre de 2024, de acordo com a Advanced Consulting.

A liderança de JavaScript no ranking de cursos mais procurados não é uma surpresa. Ricardo Bugan, Líder de Produtos da Alura, aponta que, além de ser a linguagem fundamental para o desenvolvimento web, JavaScript também é a mais utilizada e uma ferramenta poderosa em áreas como desenvolvimento de aplicativos móveis e aplicações de servidores.

“Para muitos iniciantes, aprender JavaScript é o primeiro passo para uma carreira promissora na programação. Porém, há um forte interesse tanto por capacitação inicial quanto por fundamentos”, afirma Bugan.

“A demanda por cursos dessa linguagem de programação não é apenas para aqueles que estão começando, mas também para profissionais mais experientes que buscam solidificar e atualizar seus conhecimentos em uma área que está em constante evolução”, complementa.

GIT e GitHub

O segundo lugar no ranking dos cursos mais realizados é voltado para especialização em ferramentas como Git e GitHub, que, embora não sejam linguagens de programação, são essenciais no desenvolvimento de software.

“Nos últimos anos, tornou-se indispensável para profissionais de desenvolvimento conhecer um sistema de versionamento, como o Git, sendo o GitHub o mais popular entre eles”, explica Ricardo Bugan.

“O próprio GitHub registrou aumento no número de projetos de software criados por brasileiros, que saltaram de 3,6 milhões para mais de 12 milhões em apenas quatro anos. Esse avanço não apenas evidencia a crescente participação do Brasil em projetos colaborativos de código aberto, mas também destaca a importância dos profissionais criarem seus portfólios para se apresentarem ao mercado”, destaca.

Front-end: HTML e CSS

Por ser uma porta de entrada para o mercado da programação, os cursos de HTML e CSS também ganharam destaque no número de matrículas na Alura.

Essas linguagens são fundamentais para quem deseja se especializar em front-end, a área do desenvolvimento de software responsável pela interface e experiência do usuário no mundo digital.

“Esse profissional é responsável por criar tudo o que o usuário vê e interage nos website e aplicativos, desde layouts e design até botões e menus”, comenta o especialista.

O Guia Salarial 2024 da Robert Half aponta que os desenvolvedores de front-end estão entre os profissionais mais requisitados no mercado de tecnologia.

“As empresas estão investindo cada vez mais em interfaces de usuário mais dinâmicas e funcionais, o que exige profissionais capacitados. Por isso, os cursos continuam em evidência, já que HTML e CSS permanecem como pilares essenciais para quem deseja ingressar ou se destacar no mercado de TI”, diz.

Cursos no mercado tech

O interesse pelos cursos de Python e Lógica de Programação, que ocupam a quinta e a sétima posição no ranking, respectivamente, reflete a importância das habilidades digitais no mercado atual.

“Profissionais de outras áreas, mesmo fora do campo da tecnologia, têm se beneficiado ao estudar conceitos de tecnologia, automação de processos, ferramentas low-code, entre outras.  Isso porque essas ferramentas estão se tornando cada vez mais integradas às rotinas de trabalho em diferentes profissões”, explica.

Para líderes, em particular, dominar esses conhecimentos é um diferencial estratégico, permitindo tomar decisões mais embasadas em dados e otimizar o desempenho das equipes com o uso dessas novas soluções”, completa Bugan.

Para o especialista, o conceito de ‘Citizen Developers’, criado pela Gartner, ilustra essa transformação, com cada vez mais profissionais de diferentes setores utilizando a tecnologia como aliada estratégica em suas carreiras e buscando ampliar o seu conhecimento no universo tech.

Esse movimento se reflete no interesse crescente por cursos de tecnologia, demonstrando a expansão para os mais variados setores.

“A aquisição dessas habilidades digitais, já não é um diferencial, mas sim uma competência essencial para profissionais de todas as áreas, uma tendência em constante crescimento que se consolida como pilar fundamental para o futuro do trabalho”, finaliza.

LEIA TAMBÉM