Arquitetura de Informação

16 abr, 2019

Pesquisa: desenvolvedor prefere Linux e JavaScript. Devs comentam e se dividem

Publicidade

Todo(a) desenvolvedor(a) sempre tem uma linguagem de programação que se identifica mais. E as preferências também englobam o sistema operacional. Pesquisa recente da Stack Overflow revelou que o Linux é o sistema preferido da maioria dos desenvolvedores ouvidos.

Quanto à linguagem de programação, JavaScript lidera a lista e Python é a que cresce mais rapidamente. O levantamento ouviu nesta edição quase 90.000 desenvolvedores do mundo todo.

Pesquisa sobre desenvolvedores

Pelo sétimo ano consecutivo, o JavaScript é a linguagem de programação mais usada, mas o Python subiu nas classificações novamente. Este ano, o Python superou o Java no ranking geral.

Sistema Operacional

Na pesquisa, os Desenvolvedores podiam dar mais de uma resposta. Por isso, a soma total ultrapassa os 100%. 53,3% dos Devs falaram que usavam Linux. 50, 7% disseram usar Windows.

Devs comentam

João

O desenvolvedor João Batista Neto, engenheiro de aplicações, explicou a preferência por Linux. Na visão dele, “os devs normalmente usam linux para ter um ambiente similar ao de produção”. João, que tem usado bastante a linguagem Vala (orientada a objetos, com sintaxe inspirada em C#), disse que “o Dev usa o sistema adequado para a área que atua”.

Lucas

Na opinião de Lucas Santos, a preferência por Linux “é porque ele é mais aberto”. O desenvolvedor explica: “Você consegue editar melhor os arquivos do sistema, ele não tem tanta firula, você pode editar da maneira como você quiser. E ele é baseado em conceitos simples. Sem contar que é Open Source e gratuito”.

Lucas, porém, fez uma ressalva. “Eu não gosto das distribuições do Linux originais. Eu prefiro o MacOS, porque é baseado em Linux e tem os programas bons que tem no Windows”. Sobre a linguagem de programação, o desenvolvedor concorda com a pesquisa. “Eu to na vibe do Javascript agora, mas sempre fui um grande fã de Python e Go”, completou.

Marcel

Já o Dev Marcel Gonçalves dos Santos não concorda que o Linux seja o preferido da maioria dos desenvolvedores. “Tem muito desenvolvedor que utiliza e gosta de Windows e uma parcela maior que gosta de Mac. Eu, particularmente, utilizo Mac no meu notebook pessoal e Linux no meu computador do trabalho e, posso dizer, que gosto muito de ambos”, disse Marcel.

Marcel explicou que, como desenvolvedor web, em determinado momento da carreira, precisou aprender Linux para trabalhar. “Acho um sistema operacional excelente, mas possui seus problemas. Gosto do Linux como desenvolvedor pois ele exige, de certa forma, que eu entenda melhor sobre sistemas operacionais”, comentou.

Sobre a linguagem preferida, Marcel citou o PHP como o favorito, mas mencionou gostar muito de JavaScript. Além disso, tem explorado novidades. “Tenho brincado e me apaixonado por uma linguagem chamada Elm. Ela tem foco em front-end, além de ser puramente funcional. Flerto com Elixir e Go também”, completou.

Loiane

A Desenvolvedora Loiane Groner falou que já trabalhou com todos os sistemas operacionais citados acima. E não classificaria um deles como melhor. “Como já falaram, depende muito da stack do dev, ainda mais hoje no mundo dos containeres”, explicou.

“Particularmente gosto muito do Mac, mas era pela qualidade da Apple, que hoje, vamos ser sinceros, está deixando muito a desejar. Tenho um ChromeOS que roda Debian internamente e é bem simples de usar. No trampo uso Windows/Linux – e até mainframe se precisar desenterrar!”, brincou Loiane.

Ela lembra que na época de faculdade, todos aprendem que “só Linux presta”. Mas “quando vai para o mundo real, não é exatamente assim. Ou seja, tanto faz, desde que satisfaça a sua stack”, resumiu.

John

John Calistro usa o MacBook e o iPhone. Ele explica: “Não por ser hipe, mas porque quando ligo, já está pronto para uso e tudo está integrado já de fábrica”. Mas, reconhece: “No passado usei muito Linux, mas foi na época em que, para o áudio funcionar tinha que compilar o Kernel e não havia aplicativo minimamente bom disponível para edição de imagens ou editor de textos”.

John diz que aprendeu muito, mas não tem mais paciência nem tempo para isso. O desenvolvedor explica que trabalha com Python e, de vez em quando, linguagem C, por causa dos projetos de IoT que tem realizado. “Resolvendo o problema é o que interessa, martelo não resolve todos os problemas”, afirmou.