JavaScript

5 fev, 2024

Cientista da NASA vai palestrar em Porto Alegre na maior conferência JS do mundo

Publicidade

Questões ambientais tornaram-se um alerta em todos os setores produtivos. Mais que isso: devem ter a atenção de qualquer ser humano com consciência. Pensando em fomentar a discussão sobre o tema, principalmente entre profissionais e entusiastas da tecnologia, a BrazilJS Conf tem como uma das palestrantes a cientista física da Nasa Africa Flores-Anderson.

A pesquisadora, que usa linguagens de programação em seu trabalho, participa da maior conferência web do mundo para abordar questões sobre novos paradigmas de observações da Terra vista do espaço, como alta resolução temporal, espacial e espectral, e suas implicações para a gestão dos recursos naturais e benefício social. O que esperar das próximas missões de satélite prestes a serem lançadas também é um tópico a ser trabalhado.

Cientista da NASA

A vinda de Africa reforça um compromisso assumido pela BrazilJS de trazer informações sobre ciência e tecnologia para a comunidade dev e para toda a sociedade. O evento, considerado o maior de tecnologia da América Latina, ocorre no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, nos dias 25 e 26 de abril. Ingressos já estão disponíveis no site oficial.

“Espero partilhar com o público as novas oportunidades que a Idade de Ouro das observações da Terra representa para a sociedade e como a programação é fundamental para explorar os benefícios econômicos e sociais desta nova tecnologia”, adianta Africa.

Natural da Guatemala, Africa Flores-Anderson tem 17 anos de experiência em ciências de detecção remota por satélite. Ela é cientista física no Marshall Space Flight Center, da Nasa (EUA). Africa também é National Geographic Explorer e Google Developer Expert. Possui experiência no processamento e análise de observações de satélite para análises ecológicas e no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para usuários em todo o mundo. Liderou iniciativas para aumentar o acesso, compreensão e aplicação de observações de satélite para fins ambientais, como o Manual SAR (com mais de 1 milhão de acessos em todo o mundo).

Sua pesquisa concentra-se no monitoramento e previsão da qualidade da água e da cobertura do solo usando uma variedade de dados de satélite. Em 2020, Africa foi reconhecida como Mulher Geoespacial Campeã do Ano pelo seu trabalho na utilização e disseminação de dados de Observação da Terra e tecnologias geoespaciais para melhorar as capacidades dos países de todo o mundo na gestão dos seus recursos naturais.

“A Africa é uma cientista renomada da Nasa, sendo uma das responsáveis pela área de pesquisa e aplicação de uso dos satélites para estudo da geografia do planeta utilizando JavaScript. Ela tem um currículo muito denso, com muitas referências acadêmicas. Assistir ela na BrazilJS é uma oportunidade  para entender o trabalho incrível que a Africa faz na NASA e como é o uso de JavaScript dentro da agência espacial utilizando algumas APIs (Interface de Programação de Aplicação, em português), inclusive o próprio Google Earth, por exemplo. Vai ser muito legal!”, adianta o CTO da On2 e também cofundador da BrazilJS, Felipe Nascimento.

Sobre a conferência BrazilJS:

Ser o propulsor para um grande encontro de pessoas desenvolvedoras e disseminar a importância da tecnologia, da ciência e da educação na vida cotidiana. Essa é a missão da BrazilJS Conf, maior conferência JavaScript do mundo e maior evento de tecnologia da América Latina. Por meio de conteúdos de relevância e eventos, a iniciativa, que chega em sua 10ª edição presencial neste ano, quer seguir sendo o evento de referência para a comunidade dev e, a partir de agora, ampliar o público geral, trazendo também discussões e temáticas menos técnicas.

A marca entra em 2024 com novidades: a fusão das atividades com a On2, tech gaúcha que faz parte do Ecosys e especializada em desenvolvimento de software e de soluções tecnológicas para clientes como Toyota, Kinto e Nath Finanças. Juntas, as duas empresas também anunciam a 13ª edição da BrazilJS Conf, que ocorre em 25 e 26 de abril de 2024, em Porto Alegre.

Será a retomada das atividades presenciais (a última com público in loco foi em 2019).
A BrazilJS nasceu em 2011 e, já em sua primeira edição, consolidou-se como um dos mais importantes eventos no Brasil, promovendo um espaço no qual pessoas que trabalham com tecnologia possam se atualizar e discutir sobre mercado e o mundo da programação. Desde então, a conferência promoveu nove eventos presenciais em Porto Alegre, além de dois online, e reuniu ao todo mais de 12 mil participantes e 180 palestrantes nacionais e internacionais.

A edição 2024 no auditório Araújo Vianna, na capital gaúcha, tem um público esperado de mais de três mil pessoas por dia. Quem está à frente de toda a organização do evento são os primos, sócios e cofundadores da BrazilJS e da On2, Jaydson Gomes e Felipe Nascimento, além de Andreza Rocha, idealizadora da AfrOya Tech Hub. Todo o trabalho de identidade visual desta edição é idealizado pelo designer e artista Guile Farias, que também é irmão de Zudizilla, rapper nacional.

Depois de duas edições virtuais nos anos de 2020 e 2021, em função da pandemia, e de uma pausa no encontro em 2022 e 2023, a conferência promete voltar em 2024 ao presencial com uma agenda ainda mais exclusiva.

Desde a primeira edição, a conferência já trouxe nomes e atrações como Brendan Eich (criador da linguagem JavaScript), Vint Cerf (um dos pais da internet e criador dos protocolos TCP/IP), Jem Young (Netflix), Mina Markham (Slack), Ada Rose Cannon (Apple) e Guillermo Rauch (fundador da Vercel). E cerca de 100 mil pessoas acompanham as novidades da BrazilJS em todos os canais da empresa.