Durante a conferência Techcrunch 50, grandes investidores (entre eles, criadores e investidores do Google, CNET, ICQ e Facebook) falaram sobre quais seriam os principais aspectos a serem relevados quando você procura um investidor anjo, e o que chama mais atenção dos investidores quando um projeto é apresentado a eles:
1. Referência pessoal e profissional
Os investidores não lerão seu e-mail, ou atenderão um telefone seu se você não vier indicado por alguém da confiança deles, que conheça o modo como eles pensam, o perfil de empresa que eles investem. Para você chegar neles, deve antes chegar em seus amigos e parceiros.
2. Histórico
Você tem experiência de mercado? O quanto você conhece o mercado que está prestes a entrar? Seu histórico reflete sua performance em um novo negócio e o modo como lidará com desafios no futuro.
3. Flexibilidade
Você deve estar disposto a ouvir o que os investidores têm a dizer. O foco deles não é dizer exatamente o que vai fazer, mas as preocupações e o modo como pensam pode ser muito diferente do seu, principalmente
no aspecto financeiro.
4. Capacidade Intelectual
Capacidade intelectual é como uma apólice de seguro, onde você demonstra que tem inteligência e flexibilidade o suficiente para lidar com mudanças de mercado e em seu próprio business model.
5. Honestidade
Investimento exige tempo e dinheiro por parte do investidor. Ele não está disposto a arriscá-los em uma pessoa ou empresa que não inspire total confiança, por melhor que seja seu produto ou serviço.
6. Paixão
Você gosta do que faz ou é apenas um aventureiro na área, tentando aproveitar uma tendência? O quão imerso está no que está fazendo e no tipo de público que quer atingir?
7. Atração de revenda
Seu site tem potencial para gerar capital? Como você pretende ganhar dinheiro com ele? Muitas empresas estão tão focadas nos benefícios e funcionalidades da aplicação que se esquecem de como ela irá gerar
receita.
8. Atração de público
Você deve dar ao usuário um motivo consistente para que ele visite seu web site. Para isso, é importante traçar um público específico e quais são seus diferenciais em relação a seus concorrentes. Existe um motivo claro para que os usuários passem a acessar seu site? Existe uma grande idéia boa o suficiente para que seus concorrentes desejem te copiar?
9. Integração
Seu site deve conversar com aplicações atuais (os exemplos citados foram MySpace, Facebook e iGoogle). Você deve estar onde seus usuários estão, e não tentar forçá-los a trocar os serviços que estes utilizem
hoje pelo seu, salvo você ter uma idéia absurdamente original e boa o suficiente para fazê-los trocar de plataforma definitivamente.