Tive a grande satisfação de participar da conferência anual Adobe Max, que aconteceu semana passada em Los Angeles, EUA. Aproveitei os muitos anúncios feitos e compilei uma lista com as 10 funcionalidades mais interessantes relacionadas à plataforma Flash apresentadas no evento. Algumas delas já estão disponíveis ao público, porém as mais impactantes ao mercado só devem ser disponibilizadas no final do ano junto à versão beta do Flash CS5 e, oficialmente ao público, no primeiro semestre de 2010.
10. Edit/continue development
O Flash Pro e o Flash Builder (antigo Flex) oferecerão agora a possibilidade de pausar o script sendo executado, permitindo que o desenvolvedor faça alterações no código e, ao dar play, a aplicação continue rodando de onde parou, sem que o usuário precise republicar o SWF a cada alteração.
9. BetweenAS3
Essa engine de tweening, lançada pela comunidade open-source japonesa Spark Project, é uma alternativa ao Tweener, porém com performance bastante superior e com funcionalidades adicionais. Compare aqui a performance dele em relação aos outros.
8. Sion
Essa engine de som, também criada por membros do Spark Project, permite a criação de sons on-the-fly utilizando AS3. Ela é dividida em três módulos: modelagem e emulação de som, sequenciador e efeitos sonoros. Veja um teclado desenvolvido com esta classe.
7. Engine de Física no Flash
Agora o Flash possui uma engine física para animação. Não on-the-fly, como o Box2D, mas dentro da interface gráfica do software, permitindo que você atribua massa aos elementos gráficos (MovieClips, Bitmaps) e que ele crie uma animação gravitacional destes elementos utilizando a própria timeline do Flash, frame a frame. Esta funcionalidade pode também ser aplicada em bones, fazendo com que deforme um MovieClip como se fosse uma skin 3D.
6. Flash for the Digital Home
O novo Flash Lite passará a ser distribuído, inicialmente, em equipamentos da Broadcom para TV Digital, permitindo que sejam criadas aplicações em Flash para TV Digital, possibilitando o streaming de vídeo HD, animações e interatividade. Funciona com AS2.
5. Rome Project
Ainda um projeto interno, o Rome é uma espécie de Flash que funciona totalmente na cloud, acessível via browser. Possivelmente se tornará uma alternativa simplificada ao Flash, mas como um SaaS. Ele foi desenvolvido inteiramente em AS3, contendo mais de 20 mil linhas de código.
4. Smart paste
Como alternativa para browsers e devices com ausência de Flash Player, o Smart Paste é uma funcionalidade que permite que você copie os frames de um arquivo-fonte em Flash e cole diretamente no Dreamweaver. A animação é convertida em javascript, mantendo todos os vetores originais. Essa funcionalidade é indicada para banners animados, uma vez que não oferece interatividade.
3. Thinclient
Também um work-around para browsers e device sem Flash Player, o Thinclient é um web service que permite que um arquivo Flash seja processado na cloud, retornando ao browser um streaming do resultado geral. O exemplo mostrado foi um jogo em Flash e Papervision, onde o usuário dirige utilizando o iPhone. Os comandos são passados ao servidor, que os processa e faz stream para o usuário das alterações efetuadas, como um printscreen contínuo.
2. AIR 2.0
A nova versão do AIR possui suporte à leitura de Mass Storage Devices (como pen-drives), abre um arquivo com o programa padrão, troca de arquivos P2P, multi-touch (para equipamentos multi-toque, como o iPhone, HP Smart ou trackpad do MacBook) e possuirá um papel muito importante no desenvolvimento multi-plataforma.
1. Mobile
A versão 10.1. do Flash Player, a ser lançada no fim do ano, terá suporte à uma série de smartphones, incluindo Android, Blackberry, Symbian, Palm e Windows Mobile. Esqueça o Flash Lite. E embora a Apple não tenha concordado em inserir o Flash Player no Safari do iPhone, a nova versão do Flash (CS5) possibilita a criação de aplicativos IPA, compatíveis com a AppStore. A maioria dos recursos do AS3 está disponível, porém infelizmente ainda não oferece suporte ao microfone e à câmera do aparelho.