Back-End

30 jan, 2018

Do WordPress para o Ghost – Parte 03: Temas e Templates

100 visualizações
Publicidade

E aqui estou novamente para falar da minha “Quest” de trocar o WordPress pelo Ghost. Nesta terceira parte quero falar um pouco sobre temas e personalização visual.

Diferente do WordPress, o Ghost ainda não possui uma grande base de profissionais criando novos temas mensalmente. A maioria dos templates disponíveis foram criados pela própria comunidade de desenvolvedores e são praticamente todos iguais visualmente, mudando apenas um ou outro recurso.

Talvez este tenha sido o meu maior desafio quando decidi trocar de plataforma, mas ao mesmo tempo que encontrei este “problema”, acabei descobrindo que criar um tema para o Ghost é infinitamente mais simples que para WP.

O Ghost trabalha com a linguagem de criação de templates Handlebars, o que possibilita uma manutenção muito rápida e, principalmente, um desenvolvimento muito simples. A ideia principal é separar o HTML de qualquer lógica de negócios, neste caso representada pelo JavaScript.

Com o uso do Handlebars qualquer desenvolvedor pode criar o HTML estático e o CSS, para depois substituir qualquer elemento com expressões Handlebars. Quer que o título seja exibido na página? Simples, utilize {{title}}. Fácil de mais, não?

Alguns temas prontos para iniciar seu portal Ghost

Apesar de ser muito fácil criar um novo template, é sempre bom dar uma olhada em tudo que já esta disponível para ter uma ideia do que o pessoal anda desenvolvendo, por este motivo, separei aqui dois modelos de site que considero os mais legais para novos projetos.

Vale lembrar que estes temas são gratuitos e podem ser utilizados livremente, além de servirem como base para novos layouts.

Casper – o padrão Ghost

Casper é o tema padrão do Ghost e um dos mais interessantes para quem esta começando agora. Entre os recursos que mais gostei está a possibilidade de rolagem infinita, que deixa o conteúdo muito mais fácil de ser encontrado.

Ghostium – Medium like

Se você, assim como eu, gosta muito do estilo do Medium, o Ghostium é o tema é indicado para você. Ele possui todos os recursos encontrados na famosa plataforma de blogs modernos. Algumas funcionalidades não estão presentes, mas com um pouco de paciência é possível desenvolver e criar tudo que achar necessário.

Conclusão

Como falei aqui, desenvolver um novo visual para sites e blogs Ghost é a coisa mais fácil do mundo. A documentação oficial é extensa e possui todas as informações necessárias para qualquer nível de profissional.

Na continuação quero falar um pouco do painel administrativo e dar algumas dicas que considero importantes. Deixe nos comentários suas dúvidas e nos vemos em breve.