Desenvolvimento

12 out, 2018

O mundo open source nunca esteve tão forte

100 visualizações
Publicidade

No último mês de maio, desenvolvedores de cada canto do planeta foram pegos de assalto com a notícia da compra do GitHub pela Microsoft. Essa notícia foi apenas a confirmação de que o mundo do desenvolvimento de soluções de código aberto nunca esteve tão forte.

Segundo projeções do site “statista.com”, a receita gerada por serviços de código aberto em 2020 será de mais de US$ 32 bilhões, algo no mínimo incrível.

Voltando ao GitHub, entre os meses de setembro de 2016 e setembro de 2017, foram mais de 1 bilhão de commits públicos, sendo que nesse mesmo período estavam ativos mais de 25 milhões de repositórios. De acordo com essa mesma fonte, só no Brasil são mais de 1 milhão de contas/usuários que utilizam o GitHub para compartilhar ou participar de projetos open source.

Até aqui, só falei do GitHub, mas existem muitos outros portais para compartilhar código aberto, como GitLab, BitBucket e SourceForge, este último inclusive muito utilizado por empresas baseadas no desenvolvimento de soluções open source.

Os mais populares

Segundo um levantamento do próprio GitHub, as linguagens com mais aplicações na plataforma são JavaScript, Python, Java, Ruby e PHP. Por outro lado, nem só de código vivem os repositórios. Muitos profissionais utilizam essas plataformas como um local para compartilhar links e divulgar seus trabalhos recentes, uma forma de mostrar seu conhecimento em determinada tecnologia.

Todos os portais para hospedagem de aplicações de código aberto possuem uma lista de repositórios em destaque, mas existem alguns que realmente são úteis e importantes, por isso eles devem fazer parte deste artigo.

Abaixo, listo alguns dos projetos que considero que valem a pena ser visitados, compartilhados e principalmente seguidos. Lembrando que desde o dia da escrita deste texto até agora, eles podem ter sofrido algum tipo de alteração.

Electron

A ideia é muito simples: ajudar na criação de novos aplicativos para Windows, Mac OS e Linux através do uso de tecnologias abertas como HTML, CSS e JavaScript.

Wiki.js

O Wiki.js é uma aplicação NodeJS para criação de Wikis com recursos completos para edição e compartilhamento, além de criação conjunta de autores.

BotPress

Meu preferido, tanto que já fiz alguns workshops demonstrando o BotPress. A ideia aqui é disponibilizar uma plataforma completa para criação e desenvolvimento de chatbots, tudo através de uma interface gráfica amigável.

Menção honrosa – Build your own X

Este é um projeto muito legal, mesmo não sendo um repositório para códigos. A ideia é listar links para diversos tutoriais, de várias tecnologias e linguagens. Por ser aberto, qualquer pessoa pode contribuir com novos links.

Se você quer aprender algo novo, este é o local indicado!

***

Artigo publicado na revista iMasters, edição #27: https://issuu.com/imasters/docs/imasters_27_issuu