Desenvolvimento

8 abr, 2019

Criando um ChatBot em menos de 5 minutos? Sim, é possível!

1057 visualizações
Publicidade

Será que é possível criar um ChatBot em menos de cinco minutos? Já vou responder que sim, é possível!

Mas antes de apresentar o vídeo mostrando que é possível, quero ensinar a todos vocês como desenvolver o Chatbot, e no final mostrarei por vídeo que é possível criar em menos de cinco minutos.

Vamos nessa?

Recursos necessários

Para criar o nosso ChatBot, usarei a nova versão do Microsoft Bot Framework: v.4. Caso queiram saber mais detalhes à respeito das novidades da versão 4, acessem os links abaixo:

Para o desenvolvimento do nosso ‘echoBot’, vamos precisar instalar:

Como dito acima, faremos uso do SDK v.4 para desenvolver o nosso echoBot.

Aqui vamos nós!

Vamos passo a passo para que todos possam acompanhar. Primeiro, peço que instalem o Node.js e depois o Yeoman.

Se você for usuário Windows, peço que dê uma olhada na documentação que criei no repositório demo, pois é necessário instalar o Python 2.7.x (para usuários Windows) e depois executar o comando:

> npm install -g windows-build-tools

Depois crie uma pasta com o nome do projeto. Basta seguir os passos abaixo:

> mkdir chatBot
> cd chatBot

Beleza! Pasta criada. Agora execute o comando abaixo:

> npm install -g yo generator-botbuilder

O que esse comando está fazendo? Instalaremos o pacote que criará um scaffolding do nosso ChatBot. Ele usa justamente o Yeoman, por isso precisamos instalar globalmente esse pacote. Caso queiram saber mais sobre esse pacote, deem uma olhada no link abaixo:

Show! Agora faremos o seguinte: dentro da pasta digitem o seguinte comando:

> yo botbuilder

Siga a execução conforme o gif abaixo:

Notem que ele cria um scaffolding prontinho, só pedindo para ser executado, e é justamente o que faremos agora. Vá até a pasta criada ‘echoBot’ e execute o seguinte comando:

> nodemon

Feito isso, executem o Bot Emulator e observem como proceder para executar o nosso ‘echoBot’ no gif abaixo:

Simples, não é mesmo? Notem que quando executamos o comando ‘nodemon’, ele automaticamente já executa a porta padrão do restify. E depois abriremos o Bot Framework Emulator para justamente executar o nosso echoBot, que está sinalizado com o símbolo do Bot Framework.

E voilà! Está pronto o nosso ChatBot e desenvolvido em menos de cinco minutos. Como prova, fiz um vídeo mostrando que é verídico criar em pouco tempo:

Sei que é um ChatBot simples, mas só para mostrar para todos vocês aqui que, sim, é possível criar um ChatBot em menos de 5 minutos.

Caso queiram criar um ChatBot mais elaborado, sugiro que façam uso dos serviços cognitivos da Microsoft. Querem saber mais detalhes? Deem uma olhada neste link.

Há seis serviços cognitivos que vocês podem incluir no ChatBot de vocês. São eles:

Dos seis acima, eu curto mais usar o LUIS, que é um serviço cognitivo de Processamento de Linguagem Natural. Caso queiram aprender a desenvolver um ChatBot integrado com o LUIS, confiram esse curso excelente.

Conclusão

O uso de ChatBots tem se tornado muito comum em nosso dia a dia. E, de fato, são de grande utilidade, pois nos auxiliam a responder a perguntas necessárias, a qualquer momento e a qualquer hora — 24/7, sem necessidade de um atendente de telemarketing.

E se a experiencia desse ChatBot for integrada com uso de I.A com Serviços Cognitivos, tenham certeza de que o usuário se sentirá muito feliz com essa experiência.

Recomendo que comecem a estudar sobre o desenvolvimento de ChatBots integrados com Serviços Cognitivos com I.A.

Em breve farei um novo treinamento de ChatBots no meu canal do YouTube, usando justamente a versão 4. Pra quem se interessar, há uma lista da versão 3 já disponível:

Caso queiram ficar por dentro dessas e outras novidades, me acompanhem no Twitter. Tenho postado muitas dicas bem legais lá.

Até a próxima, pessoal!