NOTÍCIA

Software livre ganha destaque na Campus Party Recife 2013

As oficinas e palestras que foram sucesso de público na Campus Party Brasil 2013, em São Paulo, também estão entre os destaques em Recife.

A comunidade Software LivreOpen source71 conteúdosComo o Open Source Está Liberando o Poder da Automação para TodosDev (Back & Front) · out 2025Código aberto: programadores criam software da NASA sem saberDev (Back & Front) · abr 2021N8N: O que é a ferramenta open source que está revolucionando a automação em TI?Dev (Back & Front) · dez 2025Ver tudo em Dev (Back & Front) da Campus Party Recife 2013 realizará quatro palestras, três oficinas e um painel especial no evento. As oficinas e palestras que foram sucesso de público na Campus Party Brasil 2013 (CPBR6), em São Paulo, também estão entre os destaques na de Recife (CPRecife2).

slcampusparty

A doutoranda em Ciência da Computação, Andrêza Alencar, abriu a programação, na manhã de ontem, com a palestra “Ferramentas Livres para Cloud ComputingCloud30 conteúdosGerenciamento de infraestrutura multicloud com Kubernetes proporciona otimização e economiaDevSecOps · set 2021Vivo assina contrato para aquisição da IPNET e cresce em cloud computingDevSecOps · ago 20245 tendências da computação em nuvem para as empresasDevSecOps · abr 2022Ver tudo em DevSecOps : Infraestrutura, Plataforma, Software e Banco de DadosBanco de dados134 conteúdosSQL ou NoSQL: eis a questão!!Data · mar 2020Banco de dados: como organizar e dar segurança para milhões de dados de loteriasData · mai 20215 serviços gratuitos na cloud para bancos de dados PostgresData · fev 2025Ver tudo em Data ”. À noite, a professora e mestre em Engenharia de Eletricidade, Salete Farias, explicou como contribuir para enriquecer a área de “Recursos Educacionais Abertos – do conceito à ação”, concepções, uso, desafios e oportunidades.

Ontem também foi realizada uma oficina com o especialista e artista digital Valéssio Brito, que falou sobre “Design com Software Livre: Migrando para o Inkscape e GIMP” como opção aberta para criar ilustrações, diagramação, edição e montagens de fotos.

Hoje, às 20h15, é hora de falar da distribuição “Debian GNU/Linux: usando, divulgando, colaborando”, com o matemático e colaborador de Software Livre, Fred Maranhão. A oficina do dia começa no mesmo horário, com o tema “Hackeando o Facebook e o Twitter com Python”, ministrada pelo professor Fernando Ashikaga.

Além disso, os campuseiros do evento podem entender como criar sites dinâmicos sem precisar de programador ou web designer, com a especialista em treinamentos, Jennifer Payne, que fala no sábado, às 11h15, sobre Joomla.

No dia 20, das 16h30 às 18h30, também acontece a oficina “Linux Básico”, para ninguém sair do evento sem saber tudo sobre como instalar e usar sistemas operacionais de código aberto e livre. Os instrutores Adriano Tavares de Melo e Wesley Braga prometem tirar todas as dúvidas e vão ajudar os participantes na transição para GNU/Linux.

O painel que encerra a participação do Software Livre na CPRecife2 traz o tema “Neutralidade na Rede”, bastante discutido na CPBR6. Ele acontece no sábado, das 17h às 18h30, com o mediador Paulo Henrique Santana e os professores e doutores Sérgio Amadeu da Silveira, Isaac Filho, Laudivan Freire de Almeida e Ricardo Ruiz Freire.

Mais informações sobre software livre na Campus Party Recife 2013 podem ser encontradas aqui.

Com informações de Software Livre Brasil

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil