Tecnologia

14 jan, 2015

IBM apresenta novo mainframe para suportar crescimento do mobile commerce

Publicidade

A IBM apresentou ontem seu novo mainframe z13, sistema voltado para suportar “o crescimento massivo do mobile commerce”. O equipamento levou cinco anos para ser desenvolvido e deve estar disponível a partir do primeiro trimestre de 2015.

O z13 será capaz de processar 2,5 bilhões de transações por dia, o equivalente a 100 Cyber Mondays – data comemorativa do varejo eletrônico nos Estados Unidos semelhante à Black Friday, que acontece na segunda-feira após o dia de Ação de Graças e fornece altos descontos para os consumidores.

O sistema virá equipado com um microprocessador que, de acordo com a IBM, é duas vezes mais rápido do que o equivalente encontrado em servidores. Outra vantagem do z13 é sua capacidade de criptografar as transações móveis em tempo real.

A máquina também suporta a plataforma Big Data Hadoop, o que permite que dados não estruturados sejam analisados pela máquina, OpenStack e Linux, o que significa que o mainframe pode ser utilizado para a criação de uma nuvem privada.

Segundo o diretor de enterprise mobile da IBM, Mike Gilfix, a venda do equipamento será focada principalmente em companhias que lidam com transações financeiras e comércio, mas isso não impedirá que a IBM ofereça o sistema para outros clientes com alta demanda de processamento, como companhias especializadas em logística e da indústria aérea.

Com informações de Canaltech