E-commerce

16 mar, 2011

Usando as WebMaster Tools para prevenir conteúdo duplicado

Publicidade

Olá, a todos! Hoje venho falar sobre algo que assombra muitos gestores
de sites, em especial de e-commerce: o conteúdo duplicado. No
e-commerce, especificamente, esse é um grande problema causado, entre
outros motivos, por:

  1. Grande número de parâmetro na url;
  2. Produtos com descrição e especificações técnicas iguais às de outros sites;
  3. Poucas mudanças no conteúdo da página, porque muitos mudam apenas o
    “miolo” onde aparece o produto, ou colocam o mesmo produto com poucos
    detalhes a mais, como cores ou outro opcional.

Existem muitos outros fatores que podem levar o Google a considerar
que seu conteúdo é duplicado; neste artigo, no entanto, vou falar
especificamente em relação a variáveis na url. Essas variáveis podem vir
em um resultado de busca em que se tem vários filtros; ou então uma
variável que diz alguma particularidade do produto como cor, voltagem,
tamanho etc.

Vamos exemplificar essa situação. Veja abaixo algumas urls que
apresentam este problema. Digamos que a url de uma marca seja assim:

  1. http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco
  2. http://www.lojavirtual.com/busca.php?q=&pg=1&marca=philco
  3. http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor

As urls 2 e 3 apresentam o mesmo conteúdo que a url 1, e isso pode se
repetir várias vezes, principalmente se suas buscas internas possuem
muito filtros. Existem várias maneiras de evitar ou de minimizar esses
problemas, um dos mais eficientes é o uso da meta tag canonical para conteúdo duplicado. Você pode verificar suas urls utilizando a ferramenta de urls canônicas do mestre SEO.

Outro jeito igualmente eficiente é utilizar a ferramenta de webmaster
do Google (WebMaster Tools) e informar quais variáveis o googlebot deve
ignorar, evitando que ele indexe páginas que tenham URLs diferentes, mas
que apresentem o mesmo conteúdo.

Como configurar as WebMaster Tools

  1. Acesse a sua WebMaster Tools. No Painel de Controle das Ferramentas do Google para webmasters, clique no site que deseja.
  2. Em Configuração do site, clique em Configurações.
  3. Vá na guia Manipulação de Parâmetros.
  4. Para cada parâmetro, selecione a opção desejada, veja figura 1. Se
    nenhum parâmetro estiver listado é porque o Google não encontrou nenhum
    durante o rastreamento do seu site. Você ainda pode adicionar parâmetros
    por si só, deixar o Google decidir” ou “usar valor especifico”.


Figura 1 – Aba “Como manipular parâmetros”

Assim, se pedirmos para o Google ignorar os parâmentros
“limit”,”relev” da url
http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor,
ela ficará assim:
http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco.

Você pode configurar até 15 parâmetros para o googlebot ignorar. Com
essa configuração, o Google trata essas solicitações como sugestões, e
não como diretivas.

Ignorando alguns parâmetros, com certeza você irá reduzir o problema de conteúdo duplicado em sua loja virtual.

Até a próxima!