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5 nov, 2009

Cinco dicas para aumentar o índice de palavras-chave

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Volto a tocar em um assunto que muitos ainda têm dificuldades: criar uma relação de palavras-chave, tanto para SEO quanto para campanhas de links patrocinados. Em relação à otimização de sites, sabemos que o Google já não considera mais a meta tag Keywords, mas nem por isso vamos deixar de utilizá-las; além disso, também podemos usar as palavras-chave nos textos de outras meta tags, como description e title, e destacá-las nos conteúdos do site.

Já em campanhas de links patrocinados, a importância de se ter uma variedade de palavras-chave é muito grande. Quanto maior forem as opções, maiores as chances de seus anúncios serem vistos e maiores chances de conversão você terá. A pouca opção de palavras é um dos principais motivos de fracasso em uma campanha de links patrocinados, pois muitos utilizam somente palavras muito genéricas. Um exemplo de palavra genérica: celular. Quem busca por esta palavra pode estar buscando por qualquer coisa relacionada a celulares, de compra a toques para celular. Para este tipo de palavra eu gosto de usar o termo grau 1, que é a fase em que o usuário ainda não sabe o que ele quer ao certo.

Situação diferente acontece quando usado o termo “celular em promoção”. Ele já deixa claro que o usuário está interessado em ver preços de celulares, e que se achar um bom aparelho, com preço que lhe agrade, ele pode realizar a compra; mas a falta de definição do modelo específico de aparelho celular pode ser um motivo para a não aquisição do objeto. Neste caso, classifico o termo como grau 2.

Um exemplo de grau 3 seria “promoção de celular Motorola W396”. Neste exemplo o usuário já sabe o que quer, com detalhes. Porém, o número de buscas por palavras de grau 3 são menores que as de grau 2 e muito inferiores às de grau 1, mas o número de conversão por clique é maior. Por isso é importante ter um grande número de palavras em sua campanha, passando por todos os níveis, de grau 1 a 3. Veja algumas dicas de como conseguir um maior número de palavras-chave.

01. Google Trends

É uma opção bastante pessoal, mas eu normalmente começo pelo Google Trends. Prefiro começar aí porque é nele que decido qual palavra vou dar preferência numa otimização de site por exemplo. Digamos que você está indeciso se deve dar preferência à palavra Celular ou Celulares. Você pode utilizar o Google Trends para ver qual das duas palavras está em alta ou em baixa em certo período e decidir qual delas usar como sua principal palavra-chave. Veja na figura 1 que a palavra celular tem mais volume de pesquisa que a palavra-chave celulares:

02. Google Insights para pesquisas

A ferramenta Google Insights para pesquisas deveria ser utilizada por todos os profissionais de Search. Com ela é possível conseguir dados sobre a palavra-chave discriminados por localização geográfica, categorias e períodos. Esta ferramenta ajuda muito a ter ter idéias sobre tendência e outras palavras-chave.

03. Twitter Search

A busca do Twitter pode te trazer resultados fantásticos, pois você saberá o que as pessoas estão buscando e comentando em tempo real. Isso ajuda não só a saber o que é moda hoje, como também a ter mais palavras ligadas ao seu negócio. Através do Twitter Search  você consegue estar à frente e criar campanhas de links patrocinados relacionadas a assuntos que estejam bombando no Twitter.

Saber o que será tendência amanhã é muito importante para o sucesso de uma campanha. Todo profissional de Search tem que estar à frente, pois as empresas não querem as hot trends de ontem, mas as de amanhã. Ofereça ao seu cliente a tendência de amanhã, para que ele fique à frente da concorrência.

04. Sugestões relacionadas do Google

É um dos recursos que eu mais gosto de utilizar, porque sempre encontro palavras que eu não tinha pensado, que dão bons resultados e têm pouca concorrência e muita relevância. As sugestões do Google são as palavras que aparecem no final da página quando você faz uma busca, veja na figura 2. Esta é uma das melhores formas de você achar palavras nas quais ainda não havia pensado. Se você seguir o rastro destas palavras relacionadas, ou seja, clicar nelas e olhar quais foram as sugestões dada pelo Google, novamente você irá criar uma leque muito grande de palavras que têm a ver com o seu negócio. Experimente fazer isso e veja as variedades que vão surgir.

05. Ferramenta de palavra-chave do Google

Normalmente é a última que eu utilizo, não por ser menos importante, muito pelo contrário: é que com ela consigo saber tudo sobre as palavras que já tenho em mãos, e ainda consigo mais sugestões de palavras. Utilizando a ferramenta de palavras-chave consigo saber a quantidade de pesquisa que houve por uma palavra, nível de concorrência, CPC médio entre outras informações. Veja na figura 3 o caso da palavra celular. Consigo saber que em setembro ela teve mais de 16 milhões de pesquisas, que a concorrência por ela é muito alta e que o CPC médio é de R$0,42. Com estes dados consigo montar uma boa estratégia para a campanha de links patrocinados.

Espero que estas dicas ajudem vocês a conseguirem um maior número de palavras-chave possíveis e que tenham mais possibilidades de atingir os seus objetivos. Se alguém tiver mais uma maneira de se conseguir palavras, comente aqui para compartilhar conosco. Abraço a todos.

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Baseado no artigo 3 Tips to Find Keyword Trends