Ultimamente ando ouvindo muito esta pergunta e também ouvindo que muitas empresas não tiveram boas experiências com links patrocinados, que não tiveram um bom retorno sobre o investimento ou até retorno algum. Aqueles que, mesmo depois de uma má experiência em Adwords, ainda continuaram a acreditar e contrataram um especialista em SEM ou uma agência de SEM colheram bons frutos, pois acertaram na escolha de ter uma consultoria especializada. Eu considero que investir em links patrocinados sem ter conhecimento é a mesma coisa que investir na bolsa sem saber como funciona o mercado de valores – as chances de se ter prejuízo é muito grande e os riscos de isso acontecer são altos. Muitas pessoas mal sabem como funciona o Adwords, entram até sem saber que se paga por cliques. É isso mesmo, há pessoas que nem esta informação têm, muitos acham que é só criar a campanha que o resto acontece como mágica, confundem criar com gerenciar, ou então aparece aquele famoso “sobrinho” dizendo que é moleza, que ele mesmo gerencia.
Por isso resolvi escrever sobre os erros mais comuns no Adwords que ocorrem quando não se tem o conhecimento de SEM e algumas dicas de como evitar que aconteça com você também.
Erros comuns!
- Criação da campanha: Mesmo muitas pessoas falando que é fácil criar uma campanha, muitas desconhecem todos os recursos que o Adwords disponibiliza para a criação da mesma. Recursos como a escolha dos horários para visualização dos anúncios,
localização (segmentação geográfica), idioma, CPC ou escolha do
dispositivo de pesquisa são para muitos desconhecidos. Se o site de seu
cliente vende produtos ou serviço somente em um estado, então não deixe
visível para o Brasil todo, isso evita gastos com cliques que não
vão gerar conversões. A principal dica é que separe as campanhas de pesquisa das campanhas de
conteúdo. Assim, o CTR dos anúncios da sua campanha de pesquisa não será
prejudicado pelo alto índice de impressões que uma rede de conteúdo
possui, fazendo com que os mesmos possuam um bom índice de qualidade,
e com qualidade nos anúncios você paga menos e aparece mais e melhor.
- Orçamento pequeno ou cálculo errado: Muitas campanhas são feitas com um orçamento muito pequeno, insuficiente para render boa parte do dia. Ex: Lojas virtuais com uma gama muito grande de produtos querem fazer uma campanha de links patrocinados com um orçamento diário de, no máximo, 50,00, valor muito baixo para se obter sucesso, pois não durará nem uma manhã este orçamento, dependendo da quantidade de produtos e palavras-chave cadastradas. Pode gerar venda, mas um número bem abaixo do esperado. Outro problema é o lance dado às palavras-chave, que se forem muito
baixos não serão exibidos nas primeiras páginas, e se forem altos demais
o preço da conversão pode não compensar. O Google divulgou dias atrás
no
blog do Adwords que a diferença de conversão entre o
primeiro colocado e o último colocado numa página de resultado é
insignificante, ou seja, não precisa pagar o valor mais alto para se
ter um bom número de conversão – estar na primeira página já é bem
significativo. Calcule corretamente o orçamento do seu cliente, baseando-se no valor
final do produto vendido, assim aparecerá o dia todo e ter um valor bom
por conversão.
- Organize a conta: Crie grupos de anúncios específicos para cada tipo de produto e ou serviço, assim você consegue criar anúncios mais objetivos, que possam gerar mais cliques e vendas. Cuidado com palavras-chave duplicadas, apesar de o Google só deixar um anúncio por vez aparecer para cada anunciante, se você cadastrar a mesma palavra-chave em mais de um “Grupo de Anúncio”, seus anúncios concorrem entre sim, o que não é bom.
- Definição de Palavras-chave: O maior problema que ocorre com palavras-chave é a utilização de palavras muito genéricas que possuem um valor muito alto por clique e concorrência muito alta. Procure inserir palavras que tratem do assunto do produto que você que vender. Ex: Digamos que você vende computadores. Cadastre palavras compostas como “compra de computador”, “promoção de computador” e evite usar somente a palavra “computador”, pois quem busca apenas por computador pode querer manutenção, história ou outro assunto que não seja comprar um computador. Fique atento às diferenças entre as correspondências das palavras (exata, ampla ou frase). O uso de palavras-chave com pouca quantidade de busca também vai gerar
insatisfação do cliente, pois haverá pouca procura, apesar de ter pouco
gasto, o que pode causar a impressão que o Adwords não funciona. A falta do uso de palavras negativas também pode causar a exibição do
anúncio em pesquisas não relevantes, então se lembre de cadastrar
palavras negativas para seus grupos de anúncios.
- Anúncios sem qualidade: A criação de anúncios que não sejam atraentes e ou interessantes causará um CTR baixo fazendo com que o mesmo seja exibido abaixo de anúncios concorrentes com mais qualidade, mesmo que você esteja pagando mais que eles. Nunca informe algo que não seja verdadeiro no seu anúncio, isso causará uma má experiência do usuário com o seu cliente. Atenção às políticas do Google sobre os textos nos anúncios, cuidado com erros gramaticais, espaçamentos, linguagens inadequadas etc…
- Landing Page: Ao criar um anúncio para um produto ou serviço, certifique-se que o mesmo estará na Página quando se clica no anúncio, caso contrário haverá um descontentamento do usuário e gastos desnecessários. Evite colocar a página principal do site como página de destino em um anúncio. Landing Page sem qualidade e objetividade são um dos maiores motivos para um fracasso em links patrocinados.
- Métricas e análise de dados: Muitas vezes algumas campanhas ou grupos de anúncios não apresentam os resultados esperados, e se perguntam o que está acontecendo. Muitas das respostas estão bem ali no painel de acompanhamento do Adowrds em forma de números e dados e não são bem analisados, nestes números podem estar as respostas que estão buscando.
Dentre estes e outros motivos é que eu aconselho que se busque a consultoria de um especialista em SEM, ou que pense bem antes de arriscar no Adwords sem o devido conhecimento, ainda mais se for com o dinheiro dos outros. Estude sobre o assunto, busque algum livro ou curso que você não irá se arrepender.
Até a próxima, pessoal.