DevSecOps

5 set, 2008

Spam em comentários não é uma boa idéia

Publicidade

Recebi um comentário, em português, com 150 palavras separadas por vírgulas de um site de e-commerce. Tenho recebido recentemente muitos comentários que estou optando por moderar. Para exemplificar, veja um destes comentários:

olá sempre q posso passo por aqui.

Ana

Equipe artfibrasmoto

Faça um pequeno teste e veja quantos resultados do Google para este texto. Obviamente a Ana não passa sempre pelo meu site e nem nestes outrocentos sites. A minha impressão é que isto é um spam no meu site, por mais inocente que a Ana pareça em sua mensagem.

Normalmente os spammers escrevem comentários apenas para conseguir links. Acho que muita gente nem tem idéia de que os blogs tem por padrão o uso do microformato Nofollow em seus comentários. Mas o problema é muito maior que isto.

O exemplo que dei acima com a personagem Ana é uma nova estratégia que está ganhando força. Talvez vocês não saibam, mas existem softwares que geram comentários em milhares de blogs bastando apertar um botão. Isto tem um potencial maravilhoso do ponto de vista de divulgar seu site em vários blogs e ainda conseguir links de blogs sem nofollow nos comentários, mas não passa do velho spam.

Por mais óbvio que seja, a parte de comentários serve para que os leitores possam comentar o texto que leram e ter a oportunidade de participar do assunto. Infelizmente, muita gente comenta em blogs com o intuito de fazer SEO para seus sites. Comentário é uma oportunidade de troca, um conversa rápida (é normalmente muito boa).

Para resumir, não faça spam em comentários e se receber algum comentário com spam em seu blog, não delete o comentário, marque como spam para ajudar o akismet proteger outras pessoas e evitar o o spammer. Fazer isto pode ser chato, mas melhorar a web compensa.