Analytics

31 jul, 2008

Google cache com strip

Publicidade

Muita gente não entende que o Googlebot é cego. Ele não entende recursos especiais como CSS, imagens ou javascript. Ele só entende texto. Existem algumas ferramentas que simulam como o Googlebot enxerga as páginas, mas nada como checar direto com o Google para ver como ele entende o conteúdo da página. Para vermos como é uma página sem estes recursos especiais, vamos usar um macete.

O Google tem um recurso chamado cache. Ele é uma cópia da página que o Google armazena em um banco de dados. Você já deve ter notado na SERP que na última linha, após o tamanho da página, tem um link escrito “Em cache”.

Se você clicar neste link da SERP, será aberta uma página com a versão que o Google tem do seu site no cache dele. Esta pode não ser a versão atual da sua página já que o Googlebot tem que visitar novamente a sua página após as alterações para poder extrair a nova versão para o cache. Entendido isto, siga estes passos para encontrar a versão clean da página.

Primeiro procure pela página desejada no Google. Tente digitar a URL da página na caixa de busca para facilitar. Após localizar na SERP o resultado, clique no link, “Em cache”. Você verá uma uma página que logo na primeira página diz a data em que ela página foi armazenada no cache. Informação útil. No quarto parágrafo, você verá um link “o texto em cache” que ao ser clicado, mostrará a versão texto da sua página. Se preferir, você pode pegar uma URL do Google cache e acrescentar o comanto strip. Inclua este texto sem as aspas para ver a versão de texto: “&strip=1´´.

Isto é útil quando você quer explicar para alguém que não entende nada de SEO que aquele site maravilhoso todo feito em Flash ou AJAX não será visto com bons olhos pelo Google. Literalmente pode não ser visto.