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8 fev, 2007

Mitos SEO – não se deixe enganar

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Caros amigos! Hoje descobriremos quais são os principais mitos na área de SEO. O assunto é polêmico, portanto comentem e dêem sugestões. E lá vamos nós.

Para quem não sabe, SEO é a sigla de Search Engine Optimization. Ela consiste nas estratégias para melhorar, de forma racional, a visibilidade de um site nos resultados da busca natural nos sites de busca. Em resumo, seria como aparecer no Google quando se busca por algo. Mostrar que o SEO é importante para um site não é difícil.

O problema é que ele é uma ação sem garantias. Ninguém pode prometer que um site ficará em primeiro lugar nos resultados. Mesmo assim, vejo muitos aproveitadores tentando enganar gente honesta com promessas. Achei legal escrever um artigo com os cinco maiores mitos SEO para evitar. Com isto fica fácil identificar quando um espertalhão tenta roubar o dinheiro suado dos donos de site.

Técnicas de Black Hat SEO valem a pena?

Existem técnicas de SEO que não são bem vistas pelos sites de busca, podendo causar até punição. Elas são conhecidas como técnicas de chapéu preto, em alusão aos hackers do lado negro. Estas técnicas costumam ter um retorno maior e mais rápido que as técnicas de Chapéu Branco que são as boas praticas de SEO, porém evite a tentação de ganho rápido. A BMW já aprendeu a lição. http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19612.shtml Ela foi retirada do Google por apresentar versões diferentes do site para pessoas e para os robôs de busca, conhecidos como crawlers. Em hipótese alguma arrisque técnicas de Black Hat.

Não cadastre seu site em 9.743.529 sites de busca

De que adianta ter seu site cadastrado em milhares de sites e diretórios web se 80% das buscas estão concentradas nos três maiores site de busca. Ter o seu site cadastrado em diretórios é importante, por que cada link apontando para o seu site conta como um voto para aumentar a popularidade do site, mas cuidado com a dose. Existem, por exemplo, ferramentas que cadastram em milhares de sites de busca simultaneamente. Utilizar estes cadastros pode até ser considerada técnica de spam e ser punida pelos sites de busca, por isto muito cuidado. Outro problema e participar de fazendas de links, que são sites que existem apenas com a intenção de aumentar a popularidade dos sites linkados. A fazenda de links não são bem vistas pelos sites de busca.

Não basta espalhar palavras-chave pela página

Ter palavras-chave no documento é importante, mas não significa que você deva encher a página com elas. Tudo deve ser feito com bom senso. Não esqueça que as páginas devem ser feitas para pessoas e não para robôs de busca. Além de ficar estranho para uma pessoas ler o texto alguns sites de busca já conseguem identificar páginas entupidas de palavras-chave e diminuem a relevância delas. Fique atento que existem vários outros fatores influenciam o posicionamento, como o texto do link que aponta para a página. Escreva de uma forma agradável e útil ao seu visitante. Ele vai ficar grato e possivelmente pode ter um link apontando para a sua página com a palavra-chave de forma natural.

Meta tags não são a base do SEO

Já faz tempo que elas perderam a força. Ele serve mais como exercício de boas práticas e para ser exibido no texto da página de resultado de uma busca. O spam nas meta tags é considerado crime http://www.out-law.com/default.aspx?page=29&terms=meta+tag e já rendeu até 20 anos de prisão nos estados unidos para spammers.

Garantimos seu site no topo dos sites de busca?

Na busca orgânica, ninguém tem como garantir a primeira posição ou qualquer posição que seja. O sistema para rankear os resultado nos sites de busca são desconhecidos. O que os costuma acontecer é o uso de estratégia de confundir o cliente por parte de aproveitadores. Uma das estratégias e escolher um conjunto de palavras-chave como “placebo barato”. Como só existe no site do cliente, a busca pelo termo acaba aparecendo nos primeiros resultados das buscas. O que acontece é que como ninguém vai procurar por este termo ou não serão geradas visitas relevantes. Outra estratégia é vender o serviço como SEO, prometendo os primeiros resultados, e na verdade eles utilizam links patrocinados por um tempo com valor do clique alto.

Quanto mais gente aprender a evitar estas roubadas, melhor ficará o mercado de busca no país.

  • Quem faz o profissional é você.

Sucesso e até a próxima pessoAll.