Tecnologia

16 dez, 2008

A importância da análise – o Google também erra

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Eu escrevi um artigo sobre a divulgação das palavras mais procuradas no Google em 2008. Ao invés de simplesmente copiar e colar, resolvi fazer uma análise sobre o resultado e percebi que tinha algo errado. Se você ainda não leu o artigo, visite-o antes de continuar a leitura. Se não quiser nem ler o artigo e ir direto para a dica, role até o fim do artigo.

Logo depois que publiquei o artigo, percebi que vários blogs e veículos importantes como a Info, a BBC e o G1 publicaram a matéria quase que idêntica ao site ou release. Ninguém se preocupou com a apuração ou análise do conteúdo informado.

Na minha visão, mesmo quem não entende de SEO conseguiria notar que havia algo de errado com os dados. Os números não faziam sentido. Me deu um estalo e resolvi visitar novamente o Zeitgeist e bingo! O Google trocou a ordem do “mais subidas” e dos “mais pesquisados”, já corrigiu e se esqueceu de colocar a errata. Mesmo assim, agora é um pouco tarde, pois a maior parte das pessoas já publicou seus artigos com a ordem invertida. Talvez alguém do Google tenha visto aqui meu post e correu para acertar. 🙂

Não estou criticando o que parece ser um erro do Google ou do editor do site. A idéia que quero passar é que as pessoas devem repensar os inúmeros dados estatísticos, afirmações e pesquisas que recebem diariamente. Analisem a informação para gerar conhecimento. Estes anos de marketing digital me deram experiência para ver as coisas dessa forma. Acho que é por isto que martelo que SEO não é apenas técnica, mas estratégia.

Se tiver que criticar algo, faço, mas de forma construtiva. Não devo nada a ninguém (apenas a minha esposa) e não sou adulador. Se eu receber uma crítica, levo a sério a mensagem e me corrijo quando necessário. Não sou perfeito. Quanta gente já comentou de erros de digitação que foram devidamente consertados. Sempre tento passar o que há de melhor neste humilde blog. Aproveitando, também evito escrever sobre o lugar-comum. Algumas pessoas me cobram, mas quando sai um novo Google Killer que só de fazer o primeiro teste fica claro que nem funciona direito, nem me dou ao trabalho de comentar. Tento passar informação relevante e diferenciada para os leitores.

Para resumir então, duas dicas finais:

1- Não seja “CTRL+C, CTRL+V”. Adicione informação relevante, adicione inteligência. (Cite a fonte também. Básico da educação).

2- Questione. Não é por que o Google escreveu, que é verdade absoluta. Todos podem errar ou usar uma amostra enviesada.

E usem protetor solar. Tem feito uma “lua” aqui no Rio. 🙂