DevSecOps

5 dez, 2018

Publicando sua aplicação no Azure diretamente do Docker Hub ou do OneDrive – Parte 02

100 visualizações
Publicidade

Introdução

Olá, pessoal!

No meu último artigo mostrei como publicar sua página no Azure através do OneDrive, e hoje, publicaremos uma aplicação alocada dentro de um container Docker diretamente do Docker Hub, no Azure.

Vale lembrar que, caso ainda não tenha uma subscription no Azure, será necessário criar uma (caso queira um passo a passo, clique aqui).

Publicando através do Docker Hub

Antes de mais nada, caso ainda não tenha uma conta no Docker Hub, clique aqui e crie sua conta (Free). Feito isso, coloque a aplicação que você deseja dentro de um container e publique o mesmo lá.

Como o foco do artigo não é o Docker em si, não mostrarei o passo a passo sobre como colocar uma aplicação em um container Docker. Entretanto , deixo aqui a página do meu amigo Renato Groffe, que possui uma infinidade de artigos a respeito.

Seguindo nosso artigo, primeiro vamos acessar o Portal do Azure através deste link e efetuar o nosso login.

Já no portal do Azure, clicaremos em App Service > Add e busque por Web App for Container para iniciar o processo de criação do nosso serviço, que servirá para “hospedar” nossa aplicação no Azure, conforme a figura abaixo:

Figura 01

Agora vamos configurar nosso Web App For Container como nos mostra a figura 2, abaixo. Lembrando que se você selecionar uma máquina Linux, não há versão Free.

Figura 02

Feito isso, vamos configurar o nosso container, selecionando Docker Hub e então vamos preencher o endereço do nosso Container conforme na figura 3 (o endereço é: <username>/<image name>:<tag version>):

Figura 03

E por fim, vamos clicar em Create e aguardar o termino da criação e configuração do nosso serviço, e na sequência acessaremos o caminho da nossa aplicação para vê-la em pleno funcionamento, assim como na figura a seguir:

Figura 04

E assim terminamos mais um artigo! Espero que tenham gostado e até o próximo!

Obrigado!