DevSecOps

30 nov, 2018

Publicando sua aplicação no Azure diretamente do Docker Hub ou do OneDrive – Parte 01

100 visualizações
Publicidade

Introdução

Olá, pessoal!

No meu último artigo (que finalizou a série Redis on Azure aqui no Portal iMaters), publicamos nossa aplicação no Azure, diretamente do Visual Studio. Entretanto, existem outras diversas maneiras de publicar sua aplicação no Azure, portanto, vou mostrar através de dois artigos outras duas maneiras de se fazer.

Vale lembrar que, caso ainda não tenha uma subscription no Azure, será necessário criar uma (caso queira um passo a passo, clique aqui).

Publicando através do OneDrive

Primeiro vamos acessar o Portal do Azure através deste link e efetuaremos nosso login. Já no portal do Azure, vamos clicar em App Service > Add > Web App para iniciar o processo de criação do nosso serviço que servirá para “hospedar” nossa aplicação no Azure, conforme na figura abaixo:

Figura 01

Agora vamos configurar nosso WebApp conforme nos mostra a figura 2, abaixo. Lembrando que o Azure oferece uma máquina Free (que é a que vamos selecionar).

Figura 02

Depois de criado nosso serviço, vamos configurá-lo para que ele aceite o Deploy diretamente do nosso OneDrive. Para isso, clique em Deployment Center > OneDrive > Continue, conforme na imagem abaixo (lembrando que por padrão ele já vai carregar sua conta OneDrive que faz referência ao mesmo login que você fez no Portal do Azure).

Figura 03

No próximo passo ele já vai automaticamente criar uma pasta no seu OneDrive com o mesmo nome do seu serviço. No nosso caso, a pasta se chamará imasters, conforme na figura abaixo:

Como último passo da configuração, ele vai nos mostrar de onde ele vai buscar o conteúdo, e então você pode clicar em Finish para finalizar esse processo.

Agora acessaremos nosso OneDrive, e note que foi criada uma sequência de pastas como essa: Aplicativos > Azure Web Apps > imasters, como na figura abaixo:

Figura 05

Agora faremos upload de nossa página HTML dentro dessa pasta, e então voltaremos para o Portal do Azure para fazer a sincronização do conteúdo que subimos no OneDrive para o Azure clicando em Sync, como no exemplo a seguir:

Figura 06

Feita a sincronização que é para ser bem rápida, acesse o endereço do seu serviço e você verá sua página publicada, conforme nos mostra a figura 7 abaixo:

E assim finalizamos a primeira parte do nosso artigo. Muito obrigado a todos!