DevSecOps

24 jun, 2011

O ponto de partida do Business Intelligence: conhecendo melhor as questões gerenciais

Publicidade

Uma dúvida frequente por parte de
novos conhecedores de soluções de BI é referente ao ponto de partida para a
construção de uma solução de BI, além de qual parte do fluxo de todo o
desenvolvimento é mais determinante para geração de resultados.

Para responder
a essas dúvidas, o ideal é que comecemos primeiramente a entender as razões
pelas quais ferramentas como a de BI foram concebidas. Fazendo um breve resumo,
o conceito de BI trata de um melhor aproveitamento de informações de cunho
gerencial, para que as empresas possam potencializar seus resultados e
consequentemente atingir as metas previamente definidas. O objetivo é que as ferramentas
de BI coloquem este conceito em prática.

Soluções e resultados positivos na prática

 Diante disso, fica mais claro entender as razões
pelas quais os clientes buscam este tipo de solução. Para maximizar os
resultados, obter mais lucro, melhorar a produtividade de pessoas ou processos,
reduzir gastos, e por que não identificar deficiências e fraudes? Esses são
alguns dos objetivos estratégicos que fazem parte da realidade de grande parte
das empresas do mercado.

Se analisarmos cada um desses objetivos ou metas
estratégicas descritas, é possível observar que cada uma delas nos leva a mais
uma série de perguntas que, quando respondidas, possibilitam a compreensão por
parte dos gestores sobre o caminho a ser seguido para otimizar os resultados.

O exemplo clássico disso é o cliente que deseja agilizar o andamento de seus
processos jurídicos. Esse tipo de ação gera naturalmente algumas perguntas como:

  • Quantas
    são as pessoas que fazem parte da análise dos processos? Quem são elas?
  • Em
    qual fase do processo analisado houve maior demora? Quando isso ocorreu?
  • Qual
    a previsão de término de cada análise de processo?
  • Qual a tendência em termos
    de tempo de execução para o segundo trimestre do ano?

As respostas dessas questões
gerenciais ajudam a entender as razões de cada resultado obtido, apresentando
um panorama completo para que o gestor consiga analisar e tomar suas decisões
com eficiência.

Gerenciando fases de desenvolvimento em BI

Podemos então concluir que o ponto de partida
para o desenvolvimento de soluções de BI são exatamente as questões gerenciais.
Uma representação fiel disso é a imagem de uma esfera.

Imagine uma esfera e
que esta seja dividida em duas camadas: o núcleo e toda a área ao redor
do núcleo. A área externa ao núcleo contém todas as fases de desenvolvimento de
soluções de BI, como o levantamento de requisitos, modelagem de dados e etc.

O
núcleo, por sua vez, contém as questões gerenciais a serem respondidas para os
gestores. Diante desse conjunto, todas as fases de um projeto giram em torno
deste núcleo de questões gerenciais – que representa o coração do BI.

Em resposta ao segundo questionamento, referente à que parte
do desenvolvimento de uma solução de BI é mais determinante para a geração de
resultados, todas são fundamentais. Porém, algumas exigem uma maior atenção
como levantamento de requisitos e a modelagem de dados pelo fato de fazerem
parte do início do desenvolvimento.

Conclusão

O fato é que quando soluções de BI são construídas e direcionadas
há um conjunto bem definido de questões gerenciais e o cliente tem entendimento
claro do que ele procura, os resultados são atingidos com maior fluidez e a
equipe responsável pela construção não sofre tanto com alterações de escopo de última hora.