DevSecOps

4 mar, 2011

Alinhamento estratégico e governança por meio de soluções de BI

Publicidade

No cenário atual, em que não só o mercado internacional, mas
o mercado brasileiro vem sofrendo grandes mudanças (em particular, o mercado
brasileiro vem se desenvolvendo a uma velocidade espetacular e, com isso, o fluxo de informações também aumenta), as empresas buscam se adaptar a
essas mudanças e também a se antecipar a certas situações que o mercado a impõe.

Sabendo
da importância que as informações têm sobre não só para clientes, mas
também para fornecedores e para toda cadeia de fornecimento, elas acabam se tornando um ativo sem igual para as empresas. Isso por sua vez está
botando, cada vez mais, a tecnologia em evidência para prover informações que
ajudem as empresas a progredir e rapidamente se adaptar às necessidades do
mercado e dos clientes, já que nos encontramos no que podemos chamar de
economia digital.

Para conseguir ter acesso a esse ativo, as empresas primeiro
precisam buscar alguma forma obter essas informações para ajudarem-nas a entender essas
mudanças e, em um segundo momento, conseguir extrair valor dessas informações. Essa
relação é muito importante, já que a obtenção de uma plataforma digital que
ofereça informações que tenham benefício comercial, sem ter pessoas que saibam
como obtê-las e não saibam como trabalhar essas informações para extrair valor,
torna iniciativas como essas irrelevantes e inúteis. Para isso, é preciso que
os líderes das organizações saibam como estruturar bem o funcionamento de seus
processos e também como mensurar os investimentos em TI de forma eficaz, optando
pela solução que mais se aplica às suas necessidades. Dessa forma, eles conseguem assim racionalizar
os riscos e o retorno para saber onde, quando e por que investir em plataformas
de TI.

O mercado hoje está, de certo modo, mais exigente com as
organizações quanto ao crescimento e ao lucro, o que aumenta a pressão nas
empresas para conseguirem alcançar suas metas de forma mais ágil e eficiente. Para
isso, o mercado tecnológico oferece algumas soluções que consigam agregar valor
para atingirem seus objetivos estratégicos.

Quando os líderes das organizações pensam no que fazer para mudar
para melhor a forma de gerir seus negócios através de informação e, assim, ganhar
mais agilidade, eles tendem a escolher e a definir um modelo operacional que
atenda as suas expectativas. Para as empresas que necessitam conseguir ganhar
essa agilidade comercial, esse modelo é chamado integração de padronização de
dados, que, em outras palavras, irá refletir no processo de tomada de decisão das
empresas. Diante dessa definição de modelo operacional, que reflete diretamente
no processo de negócio de tomada de decisão, as empresas então se voltam para
as plataformas ou ferramentas que consigam suprir de forma eficaz essa
necessidade por informações. E é nesse ponto que a plataforma de Business
Intelligence entra em cena e compõe esse ciclo.

Para suprir as necessidades dos clientes dentro do
processo de tomada de decisões, o BI, de forma ágil e transparente, consegue
contribuir não só com informações, mas também com a governança de TI das empresas.
Isso porque, com uma ferramenta de apoio a decisões, os colaboradores têm consciência de
quais foram os resultados que levaram a empresa a tomar uma decisão e clareza
de como esse processo de tomada de decisão é executado. Em um segundo momento,
pode-se citar a vantagem operacional e competitiva. Operacional porque, adequado
ao ambiente de trabalho dos clientes, o BI não só facilita a reunião de
informações através de relatórios e dashboards, mas alimenta uma cultura de
análise holística detalhada em dados empíricos com o propósito de encontrar a
decisão mais assertiva para a empresa. E competitiva porque uma estratégia que é construída para vencer seus desafios sem que sejam definidas as táticas para
atingi-las está fadada ao fracasso. Mas o BI, se usado de forma
eficiente, representa uma forma tática para alcançar as metas estratégicas e
inevitavelmente representará uma vantagem competitiva alinhando agilidade e
gestão estratégica em uma única só ferramenta.  

A competitividade entre as empresas aumenta a cada dia, e as empresas que conseguirem perceber a TI no modo geral como um parceiro, e
suas soluções de Business Intelligence como um ativo estratégico, certamente ocuparão
uma posição de destaque no mercado. Empresas, ao adquirirem certa dose de
conhecimento em TI e usarem a TI a favor para atingir metas, alcançarão de forma
mais rápida o crescimento rentável. Obviamente existem certas fases para que
uma empresa absorva conhecimento em TI, mas o primeiro passo é entender o que
pode ser melhorado, e encontrar uma forma de aumentar a participação da TI nas
decisões e na construção de metas estratégicas da empresa.