DevSecOps

8 nov, 2013

Big Data – O que é e por que é importante – Parte 01

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Em todos os lugares pelos quais passamos hoje, ouvimos mais e mais sobre a “Revolução do Big Data”. Em todos os níveis da indústria e da sociedade – saúde, meios de comunicação, TI, transporte, comércio e até mesmo política -, a expressão “Big Data” é usada para descrever grandes transformações na forma como a informação é captada, processada e disseminada.

O termo “Big Data” tornou-se um importante tópico de interesse mundial com o recente (e em curso) desastre de Eric Snowden. Mas isso não é novidade. Há vários anos, de fato, Big Data tem sido uma área emergente de interesse global. Em janeiro de 2011, o Fórum Econômico Mundial divulgou um novo relatório, que fez a seguinte afirmação: “Os dados pessoais serão o novo ‘petróleo’ – um recurso valioso do século 21. Ele vai emergir como uma nova classe de ativos tocando todos os aspectos da sociedade”. De fato, a ideia de dados como uma mercadoria no mesmo nível de ouro, prata, petróleo e metais preciosos é muito impressionante, mas reflete a realidade da era global em que vivemos.

Com tanta publicidade hoje em torno de Big Data, é preciso quebrá-lo para ver o que ele realmente significa. É apenas uma moda ou há realmente algo por trás desse movimento que é revolucionário? Se Big Data é realmente uma indústria de trilhões de dólares, então é fundamental que entendamos que as tendências e realidades atuais estão nessa arena. Queremos garantir que os proprietários de pequenas e médias empresas fiquem bem posicionados para aumentar sua clientela com essa nova ferramenta de ativos.

A Internet como grande motor de crescimento do Big Data (1995-presente)

Para começar a entender a enormidade do Big Data, nós realmente precisamos dar uma breve olhada (e eu digo breve!) no crescimento do interesse desde meados dos anos 90. Como um sintoma do Big Data, como há muita informação disponível, as pessoas não querem se ater a minúcias. Portanto, use as informações a seguir como uma espécie de via rápida para compreender a história do Big Data.

bigdata-1

Se você olhar para o gráfico a seguir, verá o aumento exponencial do uso da Internet a partir de um número relativamente pequeno de usuários para cerca de 1,6 bilhão (em 2010):

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Com a era ponto.com em meados da década de 1990, a Internet forneceu enormes novas oportunidades de comércio e negócios. Apesar das promessas e perigos dessa nova web global, o Google demonstrou logo depois de ter começado, em 1998, que a sociedade estava pronta e esperando por uma nova forma de organizar a informação do mundo.

A próxima década viu o surgimento das mídias sociais e redes sociais através de grandes portais, como o MySpace (2003), Facebook (2004) e Twitter (2006). Essas ferramentas e plataformas introduziram um novo paradigma de comunicação em tempo real e interação em todos os níveis da sociedade. A capacidade de atualizar sua informação pessoal através de um “tweet” ou de um post no “Facebook” significou um nível de interatividade além de um simples blog ou post do fórum. O surgimento da Web 2.0, em meados da década de 2000, representou uma grande mudança tecnológica e cultural, quando a rede mundial de computadores começou a crescer. Como um cérebro gigante, a Internet deixou de ser apenas uma enorme enciclopédia (conhecida como a “Internet das informações”), e se tornou um importante instrumento de discurso da sociedade… a “Internet das pessoas”.

Na semana que vem, o próximo artigo desta série….

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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/index.php/2013/09/10/big-data-what-is-it-and-why-is-it-important-part-1/