Data

24 jun, 2013

Aplicações mobile para quem usa SQL

100 visualizações
Publicidade

Olá pessoal. Neste artigo vou falar sobre algumas aplicações para as plataformas móveis que são úteis para quem trabalha com o SQL. O objetivo não é compará-las formalmente, mas sim mostrar que existem algumas opções mobile para quem precisa se conectar em um banco de dados e escrever uma instrução SQL.

Antes de seguir adiante e mostras as aplicações para a plataforma Android e iOS aproveito a oportunidade para divulgar o meu curso de MySQL para desenvolvedores que foi publicado recentemente na plataforma iMasterPRO. Este curso é voltado para iniciantes e abrange aspectos básicos dos comandos SQL (SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE) e possui 14 capítulos contento diversos exemplos e exercícios.

Quando falamos na plataforma mobile geralmente não temos em mente utilizar uma ferramenta que permita a digitação de comandos SQL. O motivo disso é que, em geral, a digitação de grandes quantidades de caracteres não é muito adequada nas plataformas mobile, sejam smartphones ou tablets. Contudo, em algumas situações de emergência pode ser necessário realizar uma consulta simples ou mesmo checar por algum dado no servidor em caráter extraordinário. E aí é que entram algumas aplicações mobile para salvar o dia do DBA.

Pesquisando pela palavra SQL nas lojas de aplicativos para as duas principais plataformas, o Google Play para o Android, e a Apple App store para o iOS, encontrei diversas aplicações. A maioria delas basicamente se resume a alguma versão do manual, um curso, explicação da sintaxe de comandos ou algum tipo de ferramenta que monitora o status do banco de dados. Algumas delas permitem a conexão com o banco de dados e é destas que vou falar neste artigo.

Para simplificar e permitir que o leitor experimente as aplicações utilizei dois critérios simples: a aplicação deve ser gratuita e também deve permitir escrever e enviar comandos SQL para algum banco de dados (pode ser o MySQL, Oracle, SQL Server, SQL Lite, PostgreSQL, etc). A lista de aplicações que vou apresentar não tem o objetivo de ser extensa e os leitores podem contribuir nos comentários deste artigo indicando suas aplicações preferidas.

Todas as aplicações listadas foram testadas ou em um tablete Galaxy Tab rodando o Android 3.2 ou em um iPad 3 rodando o iOS 6.1.3 Vamos começar pelas aplicações para a plataforma Android.

Connect2SQL

A aplicação Connect2SQL foi a única que permite a conexão com o MySQL, SQL Server, PostgreSQL e Sybase. As outras aplicações fazem a conexão apenas com um banco de dados. Além disso, esta aplicação possui um recurso interessante que ajuda no momento da digitação da instrução SQL: alguns botões de atalho são apresentados perto do teclado e quando o usuário clica em alguns deles o texto do botão é colocado na área de digitação da instrução SQL auxiliando a montagem da mesma. Outras características interessantes incluem a possibilidade de salvar e visualizar o histórico de instruções.

Figura1_Connect2SQL

Figura2_Connect2SQL

Figura3_Connect2SQL

 

Phoenix Mysql Client

O Phoenix MySQL Client permite conectar apenas no MySQL e não possui muitas funções. Além da janela de conexão ele permite salvar uma configuração de conexão e enviar instruções SQL. Na tela de criação de instrução destaca-se o fato que ele também possui alguns botões para auxiliar a criação da instrução.

Figura4_PhoenixMySQL

Figura5_PhoenixMySQL

MySQL Manager Gestor

O MySQL Manager, também chamado de MySQL Gestor, também é uma ferramenta simples que permite a conexão, envio de instrução e visualização de resultados. Esta ferramenta é suportada por anúncios que aparecem na parte superior da interface. Outro detalhe interessante é que a visualização do resultado da instrução é apresentada na tela da instrução, o que facilita a comparação do que foi retornado pelo banco de dados e de como a instrução foi montada. Nesta tela ainda é possível esconder a instrução SQL para melhor visualização e consultar o histórico de instruções enviadas ao MySQL.

Figura6_MySQLManager

MySQL NOW!

O MySQL NOW! possui uma interface simplificada e nota-se que ele é voltado para o uso em smartphones simples. Não há nada de diferencial em sua interface e não ser pelo fato do esquema de cores escolhido ser preto e branco.

Figura7_MySQLNow

VCrox MySQL Client

A ferramenta MySQL Client da empresa VCrox é uma poderosa aliada ao DBA móvel, pois além de fazer o básico (conectar, enviar instruções e visualizar o resultado) ela permite visualizar a estrutura da tabela, exportar dados no formato CSV ou HTML, enviar por e-mail os dados exportados, salvar e compartilhar o histórico de instruções SQL.

Figura8_MySQLClient

Figura9_MySQLClient

MSSQL Console Lite

O MSSQL Console Lite é uma ferramenta voltada para smartphones e que trabalha apenas com o SQL Server. Sua interface é muito simplificada e adequada para dispositivos que possuem uma tela com resolução pequena. Fora isso ela faz apenas o básico que é conectar, enviar instruções e mostrar o resultado.

Figura10_MySQLConsoleLite

A seguir veremos alguns opções gratuitas para a plataforma iOS.

MySQL Lite

O MySQL Lite é uma ferramenta básica para conectar, enviar instruções e visualizar o resultado. Não há nenhum tipo de ajuda para construir a instrução SQL que é colocada sob a lista da tabelas do banco onde a conexão foi aberta.

Figura11_MySQLITE

Figura12_MySQLLite

MySQL QueryDB Client

O MySQL QueryDB Client é uma ferramenta com alguns opções interessantes que vão além do básico: permite a conexão com o MySQL via SSH, permite exportar os dados no formato CSV e manda-los por e-mail, organiza as instruções por meio de nomes definidos pelo usuário e conta com um ótimo assistente para a digitação de instruções SQL. Esse assistente ajuda a montar a instrução fornecendo o nome das tabelas e suas colunas auxiliando o processo de digitação.

Figura13_QueryDB

Figura14_QueryDB

Figura15_QueryDB

 

Figura16_QueryDB

DBTrackerlayer

O DBTrackerlayer mostra alguns objetos importantes do banco de dados que as outras ferramentas citadas não permitem: tabelas, índices, views, eventos, stored procedures, triggers e funções. Contudo, a versão de demonstração é muito limitada e não permite a manipulação de todos estes objetos.

Figura17_DBTracker

 

Figura18_DBTracker

Figura19_DBTracker

MINAMO FREE

O Minamo Free é uma aplicação desenvolvida para o iPhone e o objetivo dela é enviar instruções SQL para arquivos do banco de dados embarcado SQL Lite. Este banco de dados é muito importante na plataforma iOS, pois diversos dados são armazenados neste formato como, por exemplo, a lista de contatos. A ferramenta conta com recursos para auxiliar a criação de instruções SQL, escolher o arquivo que contém os dados e armazenar o histórico de instruções utilizadas.

Figura20_MINAMO Figura21_MINAMO

Figura22-MINAMO

O conjunto de ferramentas para as plataformas Android e iOS apresentadas se limitou às ferramentas gratuitas e que permitem envio de instruções SQL a bancos de dados. Apesar de fazerem o básico, ainda há muito que se melhorar em suas interfaces. É fato que a utilização de plataformas móveis para escrever uma instrução SQL não é o ambiente mais recomendado para um DBA realizar o seu trabalho, mas mesmo assim em uma emergência contar com uma aplicação que auxilie a construção de instruções SQL de maneira fácil e rápida é uma ajuda e tanto.

Os desenvolvedores de aplicações móveis podem enxergar uma oportunidade nesta área e, assim espero, produzir novas aplicações que facilitem consultar os dados, do ponto de vista de um DBA, levando em consideração as inovações de controles, dispositivos e tipos de interface que vem se tornando cada vez mais populares nas plataformas móveis.