Carreira Dev

10 abr, 2013

Por dentro do W3C Brasil

100 visualizações
Publicidade

O World Wide Web Consortium (W3C) aterrissou em terras brasileiras em outubro de 2007. Há quase seis anos, o primeiro escritório da América Latina atua com princípios muito claros: trabalhar por uma Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável!

coluna-reinaldo

Trazer um escritório do W3C para o Brasil foi uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) para que a comunidade brasileira não seja apenas adotadora de padrões Web. O Brasil pode contribuir para o desenvolvimento da Web participando ativamente dos fóruns de discussões do W3C. Nós queremos que a realidade brasileira faça parte das discussões de padrões internacionais.

Mesmo acompanhando as discussões de alcance mundial sobre grande parte dos padrões, o W3C Brasil dá atenção especial a determinados temas:

  • Open Web Platform

Esse é o conjunto de tecnologias abertas criada para o desenvolvimento da Web. Entre eles, estão nossos conhecidos do cotidiano, como HTML, CSS, SVG, Web APIs etc. A utilização da Open Web Platform permite que qualquer pessoa possa implementar um componente de software da Web sem a necessidade de quaisquer aprovações ou ter que pagar qualquer taxa de licença. O W3C Brasil tem feito um grande trabalho de conscientização da comunidade da importância do uso de padrões abertos.

  • Dados abertos

Possibilita que dados públicos na Web estejam disponíveis em formato aberto, padronizados e compreensíveis por máquina. Com esses dados, outras pessoas podem fazer uso dessas informações e criar aplicações mesclando os dados das mais diversas fontes. Temos trabalhado bastante para disseminar a cultura de dados abertos no Brasil e no mundo.

  • Acessibilidade na Web

Permitir que a Web seja acessada por qualquer pessoa, independentemente de alguma deficiência, é fundamental para o maior princípio do W3C: uma Web para todos. A tecnologia trouxe autonomia para as pessoas com deficiência e por isso a acessibilidade na Web é tão importante.

W3C Brasil em 2013

Desde 2007, o W3C Brasil promove e participa de ações e projetos para fomentar o uso e o desenvolvimento dos padrões. Dos diversos projetos que temos planejados para 2013, posso destacar alguns deles de grande importância nacional e internacional.

Conferência WWW2013 

A maior conferência  mundial sobre a World Wide Web acontecerá no Brasil, de 13 a 17 de maio de 2013. O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para sediar esse grande encontro com os maiores nomes da Web mundial. Tim Berners-Lee, Jeff Jarvis, Luis von Ahn e Jon Kleinberg são apenas alguns dos palestrantes confirmados para esse evento, que tem como um dos organizadores o W3C Brasil .

Conferência Web W3C Brasil 

Também em 2013 acontecerá a 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil, prevista para outubro. Uma conferência que reunirá a comunidade Web brasileira para a discussão e o fomento do uso e desenvolvimento de padrões para uma Web livre e aberta.

Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web 

A segunda edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web foi lançado em janeiro de 2013 e estará com inscrições abertas em breve. Serão premiadas pessoas que fizeram grandes ações em favor da acessibilidade na Web, tecnologias assistivas, websites e aplicações que sigam padrões de acessibilidade e não criem barreiras de acesso para pessoas com deficiência.

Open Data Conference in Latin America and the Caribbean 2013 

A Conferência sobre Dados Abertos na América Latina e Caribe ocorrerá em junho de 2013, em Montevidéu, Uruguai. No âmbito do projeto Open Data for Development in Latin America and the Caribbean (OD4D), o W3C Brasil realizará a conferência em parceria com a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), o Centro Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Canadá (IDRC), o Banco Mundial, a Fundação Omidyar e o Governo do Uruguai. Reunirá grandes nomes engajados na discussão sobre dados abertos e abordará temas como o impacto dos dados abertos na sociedade, a importância dos dados abertos governamentais, o desenvolvimento econômico e como assegurar a sustentabilidade e a escalabilidade dos projetos desenvolvidos com dados abertos.

Ações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Todo dia 3 de dezembro, dia esse proclamado pela ONU como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o W3C Brasil promove ações para a conscientização sobre a importância da acessibilidade na Web. Em 2012, deixamos nossa página toda escura e fizemos uma ação espetacular de cenografia na mão do memorial da América Latina, em São Paulo (o vídeo está disponível na página do W3C Brasil ou diretamente pelo YouTube).

Você também pode participar do W3C

Uma forma de participação são as listas de discussão do W3C. Grande parte dessas listas é pública e aceita participações e contribuições da comunidade. Algumas delas, especialmente as relacionadas a Grupos de Trabalho, são restritas a membros (mais um dos grandes benefícios de se filiar ao W3C). Você também pode participar de traduções, revisões de padrões testes etc., tudo isso de forma aberta e livre. Esta a é a grande vantagem do W3C: permitir que todos possam contribuir para que a Web seja efetivamente de todos e para todos.

***

Esta entrevista foi publicado originalmente na Revista iMastersAcesse e leia todo o conteúdo.