Carreira Dev

19 mar, 2020

iMasters 19 anos: avanços da tecnologia e histórias que se completam

100 visualizações
Publicidade

A história dele se confunde com a do iMasters. Fabio Lody é um dos colaboradores mais antigos da empresa. Se o iMasters está completando hoje 19 anos de vida, Lody tem quase o mesmo tempo envolvido com o portal.

Começou como participante do Fórum iMasters que, como todos os fóruns de internet, já era usado naquela época, para tirar dúvidas e estudar sobre programação e códigos.

Mas Lody tinha interesse também por design. Já usava Photoshop desde o fim da década de 1990. E passou a se especializar e ser referência no assunto, liderando as discussões sobre Design no Fórum iMasters.

Em pouco tempo, recebeu o convite do portal para ser o moderador deste tópico. Mais tarde, em meados de 2002, já era o administrador do Fórum iMasters.

Fórum iMasters

Como administrador, começou a produzir artigos no Fórum e no portal iMasters e se tornou articulista fixo. O foco do site sempre foi voltado para conteúdos de tecnologia e programação, mas o assunto “design” chamou atenção no portal. Era o período de sucesso do filme Matrix, que mudou o jeito de se fazer cinema, principalmente por causa dos efeitos especiais e de imagens, que invadiram não só as telas de cinema, mas todos os tipos de produto multimídia.

Lody lembra com carinho que o artigo que ele escreveu sobre os recursos do Photoshop para reproduzir o “efeito matrix”, teve mais de 10 milhões de acessos.

“O portal bombou”, disse Lody. E não parou mais. O iMasters cresceu e começou a agregar sempre novos colunistas, que queriam, assim como Lody, compartilhar conhecimento e ver seus nomes aparecerem no portal. “O iMasters me ajudou a abrir muitas portas na minha vida”, afirma o profissional.

Fábio Lody, Diretor de Arte do Grupo iMasters

Desde 2001, o iMasters congrega uma comunidade segmentada formada por mais de 450 mil desenvolvedores e profissionais de web, com publicação constante de conteúdos.

A sede do iMasters, em São Paulo abriga o DeveloperHub, um local de referência para o desenvolvedor que dispõe de espaço de coworking e auditórios para diversos eventos, com capacidade para até 150 pessoas.

O Portal iMasters recebe cerca de 2 milhões de visitantes únicos mensais e o Fórum iMasters tem mais de 2 milhões de mensagens postadas.

Avanços e crescimento

Com o avanço das tecnologias, ao longo de sua história, o iMasters realizou dezenas de atividades e eventos com foco técnico em web, reunindo milhares de desenvolvedores em cada encontro, como o iMasters InterCon, PHP Experience, Android Conference, JS Conference, Ciclo 7Masters, e DevTrip.

As vertentes do grupo se expandiram e o iMasters é também responsável pelo E-Commerce Brasil, maior projeto mundial de fomento ao comércio eletrônico.

Ano passado (2019), quando o iMasters atingiu a maioridade, com 18 anos de existência, vários desenvolvedores deram seus depoimentos sobre a importância do iMasters no cenário do desenvolvimento nacional.

O Diretor Executivo do Grupo iMasters , Tiago Baeta, falou sobre a importância desses 19 anos de história.

“Muito feliz pelos 19 anos de iMasters, em olhar para trás e ver tudo o que construímos juntos. Ao mesmo tempo estamos passando por um momento onde não temos nada para comemorar [se referindo aos impactos do coronavírus na economia] e precisamos colocar a tecnologia e nossos conhecimentos à disposição da humanidade. Cada vez mais o desenvolvedor tem uma responsabilidade maior no mundo em que vivemos e sou muito grato por, de alguma forma, ter colaborado na formação dos desenvolvedores do meu país e ajudado o Brasil a ser uma referência global no assunto.”

“Sempre vou ser muito grato ao Tiago Baeta [Diretor Executivo do Grupo iMasters], porque ele me abriu portas e mudou minha carreira”, afirma Fábio Lody.

Se Lody é o mais experiente do grupo, Henrique Almeida é o mais novo. Com 18 anos de idade, acaba de entrar na equipe. Ele é desenvolvedor Front-End e sempre teve o desejo de fazer parte.

“Trabalhar no iMaster é algo único. Você tem várias possibilidades de trabalho e de aprendizado. Ser chamado para trabalhar aqui é incrível e poder auxiliar no conteúdo do iMasters e do E-Commerce Brasl é fantástico. Eu olhava para a empresa e pensava, ‘um dia eu quero ser igual esses caras’ “, completa Henrique.

Carta aberta

A seguir, leia a carta aberta da equipe iMasters, em comemoração aos 19 anos.

“19 de março de 2020. Hoje o iMasters completa 19 anos de idade. Uma história que começou lá atrás, em 2001, em um sonho sonhado e realizado por nosso Diretor Executivo Tiago Baeta.
Foi dele a ousadia de tirar o projeto do campo das ideias e transformá-lo em algo que hoje é a nossa segunda casa.
O iMasters cresceu, se desenvolveu, deu espaço para tantos profissionais, que já perdemos a conta. Todos muito importantes e cheios de vontade de contribuir para uma empresa melhor.
Novos braços de trabalho foram criados, plantados e germinados.. Afinal, isso nunca para!! Mas um deles, o E-Commerce Brasil, alçou voo e tem seu papel de protagonista no filme das nossas vidas.
Não é fácil chegar aos 19 e manter sua importância e relevância. Isso só é possível porque cada um de nós dá seu maior empenho e executa o melhor de si para fazer do Grupo iMasters o melhor lugar para se trabalhar.
Não há corona que impeça o nosso sucesso! Que venham os 20!”