Um evento destinado a reunir pesquisadores e profissionais do mercado para discutir temas atuais sobre modelos de linguagem de larga escala (LLMs) e agentes de inteligência artificial (IA). Essa é a proposta da Escola de Primavera de LLMs, que acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
Gratuita e aberta a estudantes de graduação e de pós-graduação, a iniciativa está com inscrições abertas até sexta-feira, 14 de novembro, por meio de um formulário: Neste aqui
Promovido por dois grupos de extensão do ICMC ― o DATA e a Rede de Avanço em Inteligência Artificial (RAIA) ―, o evento contará com palestras, minicursos e momentos de networking, com atividades presenciais no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC. Haverá também transmissão ao vivo pelo canal do Data no YouTube: youtube.com/@DataICMC
De acordo com o estudante José Matheu Alves da Silva, coordenador do DATA, o principal objetivo da iniciativa é oferecer conteúdo de qualidade ministrado por profissionais que atuam diretamente com LLMs no mercado e na academia: “Diante da crescente presença dessas ferramentas em diferentes áreas, a proposta é auxiliar o público a compreender os fundamentos teóricos e práticos que sustentam as aplicações responsáveis por impulsionar o avanço da inteligência artificial”, explica.

Programação
As atividades ocorrerão das 9 às 18 horas, com palestras no período da manhã e minicursos à tarde. No dia 15 de novembro, o tema será especialização de LLMs. A palestra de abertura será ministrada por Matheus Jorge, da Tractian, que abordará estratégias de adaptação de LLMs. À tarde, o professor Renato Moraes Silva, docente do ICMC, ministrará um minicurso sobre o paradigma Retrieval-Augmented Generation (RAG), com demonstrações práticas utilizando ferramentas amplamente aplicadas em processamento de linguagem natural.
Já no dia 16 de novembro, o tema será agentes de IA. A programação contará com a palestra AILO: entendendo na prática como construir um agente de IA em escala, que será apresentada por Daniel Wolbert, do iFood. Ele compartilhará os bastidores da criação de um agente inteligente para pedidos de restaurantes. À tarde, é a vez do professor Moacir Antonelli Ponti, do ICMC, que também é especialista em aprendizado de máquina no Mercado Livre, ministrar o minicurso: agentes e sistemas multiagentes baseados em LLMs utilizando o LangGraph. O curso abordará desde conceitos fundamentais até a implementação de arquiteturas compostas por múltiplos agentes que colaboram para resolver tarefas complexas.

A Escola integra o programa KHIPUx, vinculado ao Latin American Meeting in Artificial Intelligence (Khipu), um dos principais eventos da comunidade latino-americana de IA. A iniciativa conta com o apoio da Khipu e da Fundação de Incremento de Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial (FIPAI), além de ser patrocinada pelo iFood e pela Tractian.
Escola de Primavera de LLMs
Quando: 15 e 16 de novembro, das 9 às 12h30 (palestras) e das 13h30 às 18 horas (minicursos)
Local: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC
Inscreva-se gratuitamente até 14 de novembro: Neste forms
Dúvidas? Escreva para data@icmc.usp.br ou conta
Siga o RAIA no Instagram: @grupo.raia
Siga o DATA no Instagram: @data.icmc



