Carreira Dev

19 mar, 2019

iMasters faz 18 anos como referência para comunidade de desenvolvedores

Publicidade

Há 18 anos, a realidade era totalmente diferente. A internet ainda engatinhava no Brasil e as tecnologias, eram limitadas. Mesmo assim, foi a época em que o iMasters surgiu. Com o tempo, se tornou referência no setor de desenvolvimento, ao trazer informações para os desenvolvedores e ao realizar encontros com a comunidade, para fortalecer ainda mais, as relações e permitir aprendizado e trocas de experiências, em um setor que já mostrava sua força.

“O iMasters surgiu da necessidade, na época, de criar um ecossistema de desenvolvedores. Era o início da internet, existia uma carência de conteúdo técnico e, principalmente, um ambiente de conversas entre desenvolvedores”, disse Tiago Baeta, fundador do iMasters. “A empresa cresceu, mas a sua essência permaneceu a mesma”, completou.

O iMasters, atualmente, agrega comunidades de várias tecnologias, algo que se destaca como um dos maiores diferenciais do Portal. Logo no começo, já produzia conteúdo próprio e gratuito para diversas áreas. Profissionais renomados e participantes assíduos de Fóruns especializados foram convidados a se tornarem colunistas, mantendo uma rotatividade de artigos dos mais variados assuntos.

Diego Pinho, Desenvolvedor e Cofundador da Code Prestige, disse que, na opinião dele, “o iMasters foi, é, e continuará sendo a melhor referência para desenvolvedores no Brasil”. Ele explica o motivo: “Seja no portal, nos eventos, no HUB ou no fórum, a atenção dada aos detalhes, o acolhimento da comunidade e o empenho em sempre entregar o melhor continuarão fazendo a diferença.”

Tiago baeta fez um balanço dos 18 anos da empresa:

“Em 18 anos, vocês devem imaginar o quanto o mercado de desenvolvimento web mudou. Em 2001 éramos conhecidos ainda como webmasters, mas uma comunidade muito unida, que cresceu muito rápido. Em 2 anos já tinhamos 200.000 desenvolvedores nos Fóruns iMasters. Ver a evolução do desenvolvedor web e como o iMasters conseguiu caminhar junto, é extremamente recompensador.”

Comunidade iMasters

Entre a comunidade, o Fórum iMasters ganhou destaque. Desde 2002, se tornou um ponto de encontro dos Devs, onde ocorre parte da interação entre os membros, seja de qual área for. Profissionais e curiosos do assunto se ajudam, tirando dúvidas e dando dicas.

Faz parte do projeto iMasters, também, o InterCon, um evento anual para desenvolvedores, com palestras, meetups e diversos encontros e interações. Além disso, uma revista e uma nova frente foram lançadas. Surgiu em 2010 o E-Commerce Brasil, para atingir um público diferente, interessado em comércio eletrônico no Brasil. Um novo Portal foi lançado e surgiram novos eventos. Assim, a equipe iMasters virou um grupo, que cresce a cada ano.

O desenvolvedor Marcel dos Santos disse que “foi por meio dos eventos e conteúdos do iMasters que eu fui amparado em meu crescimento profissional. Cada artigo lido, discussão em fórum e participação de meetups e eventos do iMasters fazem parte do que sou hoje”, acrescentou.

Sobre o futuro do iMasters, Tiago Baeta disse que só uma há uma certeza: “O desenvolvedor é o cara que vai codar o mundo, e queremos auxiliar na formação e qualificação do máximo de desenvolvedores possível. E que o Brasil seja uma referência global em qualidade de código.”

Devenvolvedores falam

A seguir, você lê alguns depoimentos de desenvolvedores sobre a importância do iMaster nas carreiras deles. O vídeo abaixo foi gravado por três Devs que participavam do MVP Global Summit, na sede da Microsoft, nos Estados Unidos. Danielle Monteiro, Lucas Santos e Renato Groffe deixaram um recado.

Maurício “Maujor” Samy Silva

“Minha paixão pelo iMasters começou no dia 17 de novembro de 2003, um mês após eu ter criado o site do Maujor com a pretensão de divulgar as CSS e os Padrões Web.
Sinto-me honrado por ter inspirado a criação da categoria “Masters” para nomear, no fórum, uma das categorias entre os participantes.
iMasters para mim é sinônimo de trabalho sério e diferenciado, eventos e encontros de altíssimo nível, fonte segura de informação, disposição em compartilhar, ajudar e apoiar, além de uma grande vitrine para divulgação do seu trabalho.”

Juliana Chahoud

“Desde seu início o iMasters sempre foi uma referência para mim. Seja pelas excelentes conferências que promove, pelo conteúdo de alto nível ou por possibilitar diversos encontros entre profissionais de tecnologia, se tornando peça chave no amadurecimento da comunidade de desenvolvedores no Brasil. O iMasters de fato me proporcionou trocar experiências com pessoas fundamentais na minha carreira.”

Lucas Santos

“O iMasters sem dúvida teve um dos mais importantes papeis na minha vida. Foi através dele que eu conheci muitas tecnologias novas, pessoas incríveis e eventos super proveitosos. No fórum iMasters foi aonde eu comecei minha carreira de programação para a comunidade e, sem dúvida, foi o que me fez o que eu sou hoje e o que me manteve focado em ajudar cada vez mais pessoas e compartilhar conhecimento com todos. O iMasters me ensinou que todos podem aprender e ensinar e que até mesmo eu poderia ter uma parte na história das pessoas. A partir daí ele deixou de ser uma plataforma e se tornou uma parte da minha vida e da minha carreira.”

Eduardo Matos

“O iMasters é sem dúvida pra mim um dos principais portais de tecnologia que conheço e influenciou minha carreira diretamente com os conteúdos que sempre teve. Lia muito os artigos técnicos e de cultura de time, até pra ver como as pessoas estavam fazendo em suas empresas. Eu sempre consultei também o Fórum, para tirar dúvidas técnicas! Enfim, além de tudo isso, os eventos que o iMasters organiza ou dá suporte foram muito importantes para as comunidades que participei e participo, por isso acho que é uma das empresas que mais influenciaram minha carreira de forma indireta.”

Renato Groffe

“Conheço o iMasters desde os primórdios dos anos 2000, quando iniciei minha trajetória profissional e estava simultaneamente na faculdade. Desde aquela época, o portal se destacava pela qualidade dos conteúdos apresentados e pelo fato de tudo isso ser gratuito, o que me impulsionava a acompanhá-lo sempre em busca de novidades e, até mesmo, como referência para a elaboração de meus trabalhos acadêmicos. Evidente que ao observar tudo isso ficava admirado com inúmeros colunistas e sua capacidade técnica, o que acabava por servir de fonte de inspiração para que eu mantivesse meu empenho e aprendizado na área de Desenvolvimento de Software. Eu mal sabia que um dia viria também a fazer parte de tudo isso, tendo a honra de produzir artigos para o portal e palestrar em eventos que são referência na área de TI no Brasil como o InterCon, .NET Community Summit e 7Masters. Assim, gostaria de agradecer tudo que o iMasters me proporcionou ao longo de todos esses anos e deixar aqui registrado meus parabéns pelos seus 18 anos de vida (e que venham muitos mais anos de celebração)!”