Notícias

19 mar, 2021

20 anos de iMasters: história focada em desenvolver a comunidade

Publicidade

Os anos de 2000 e 2001 sempre estiveram no imaginário do ser humano. Quem é mais experiente, pensava o que poderia acontecer com a virada entre 1999 e 2000. O assunto do momento era o Bug do Milênio. Quem se lembra?

2001 também estava no imaginário do ser humano, por causa do cineasta Stanley Kubrick, que filmou uma odisseia no espaço. Por sinal, diversos filmes mais antigos retratavam o futuro da humanidade nos anos 2000, imaginando que estaríamos circulando em carros voadores e em contato com seres de outros planetas. Mas a odisseia é aqui na Terra mesmo.

2001 ficou ainda mais marcante, por causa dos atentados às torres gêmeas nos EUA. Mas alguns anos antes disso tudo, já estava em estado embrionário um projeto que se tornaria referência entre os devs. Foi no primeiro ano do novo milênio que nasceu oficialmente um grupo que superou todo tipo de desafio para comemorar hoje 20 anos de história: o iMasters se desenvolveu gerando conteúdo e ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais.

A lógica era simples: em uma nova sociedade, em que a tecnologia ditaria o ritmo, era preciso unir esses profissionais em uma comunidade de desenvolvedores, das mais variadas linguagens de programação, para fazer networking, agregar conhecimentos e abrir portas para um mundo sem limites no setor de programação.

O ditado “quem tem contatos, tem tudo”, não surgiu por acaso. Se hoje as comunidades devs são vistas como verdadeiras minas de ouro para quem quer se desenvolver, muito disso tem origem nos eventos e na comunidade criada pelo iMasters ao longo dos anos.

Todo o conteúdo publicado pelo portal iMasters, até hoje, tem a colaboração de centenas de devs, que compartilham seus conhecimentos para ajudar outros profissionais. Além disso, o iMasters tem auxiliado grupos de devs de várias empresas a criarem suas próprias comunidades internas e a se desenvolverem com a expertise de 20 anos do iMasters.

E à partir do projeto iMasters, surgiram várias outras iniciativas. A maior delas é o E-Commerce Brasil, que reúne milhares de profissionais em cada evento online realizado atualmente pelo grupo e que fomenta o conhecimento no setor de comércio eletrônico.

O fundador do iMasters, Tiago Baeta, escreveu um texto compartilhado no canal do iMasters no Linkedin, que relembra parte dessa trajetória.

imagem de um curbo, que lembra o aniversário do iMasters