Back-End

Back-End

Soluções gratuitas para desenvolvimento em .NET e ASP.NET – Parte 04

13 fev, 2018
Publicidade

Este quarto artigo sobre soluções gratuitas para desenvolvimento em .NET e ASP.NET traz mais algumas ferramentas e frameworks úteis, com referências, como: artigos, vídeos e sites cobrindo as tecnologias mencionadas.

Caso queira saber sobre as soluções abordadas nos artigos anteriores, acesse então os seguintes links:

 

SQL Operations Studio

Ferramenta open source disponibilizada pela Microsoft a partir de Novembro/2017, o SQL Operations Studio é uma solução multiplataforma (compatível com Windows, Mac e Linux) voltada ao gerenciamento de bases de dados SQL.

Bastante similar ao Visual Studio Code, o Operations Studio é bem mais leve e possui diversas funcionalidades que não estão presentes no SQL Server Management Studio. Dentre os novos recursos é possível destacar a exportação para Excel e o formato JSON, além de integração com o Git.

Utilizando o SQL Operations Studio em Linux (Ubuntu)

Para conhecer mais sobre o SQL Operations Studio, acesse o artigo a seguir:

Ubuntu Desktop

Uma das distribuições Linux mais populares, o Ubuntu é um sistema operacional compatível com tecnologias como .NET Core, Visual Studio Code e SQL Server (no caso deste último desde a versão 2016).

Sua versão Desktop é bastante simples e amigável, facilitando bastante o aprendizado de desenvolvedores .NET que desejam se familiarizar com o uso de tecnologias Microsoft em ambientes Linux. Para efetuar o download do Ubuntu Desktop, acesse o link a seguir:

Executando o .NET Core Command-Line Interface (CLI) no Ubuntu Desktop

Fluent Assertions

Simplificando a codificação de validações, o Fluent Assertions é um framework open source empregado por muitos desenvolvedores .NET na implementação de testes. Pode ser combinado a soluções que façam uso de tecnologias, como: MS Test, xUnit, NUnit, SpecFlow, Moq, NSubstitute e Selenium, permitindo a codificação de checagens em testes contendo até mesmo mensagens de erro customizadas.

Para conhecer mais sobre o Fluent Assertions acompanhe a gravação a seguir, em que detalhei o uso deste framework com xUnit em um Live Demo do Canal .NET:

Play with Docker

Site gratuito e que requer um Docker ID para acesso, o Play with Docker é um ambiente que pode ser acessado através de um browser para a realização de testes com containers a partir de uma VM Linux. Tal ambiente fica disponível por 4 horas, podendo ser recriado posteriormente para novos testes e contando até mesmo com a possibilidade de criação de clusters baseados no Docker Swarm:

Para utilizar este ambiente gratuito, acesse:

Vue.js

Com foco no desenvolvimento de Single-Page Applications (SPAs), o Vue.js é uma opção a frameworks como Angular e React. Foi inclusive um dos temas abordados durante o DevWeek 2017, o evento de final de ano do Canal .NET:

Apresentação do MVP Joel Rodrigues sobre Vue.js, durante o Canal .NET DevWeek 2017

Ionic

Muito empregado no desenvolvimento de soluções mobile, o Ionic é um framework JavaScript e open source de grande popularidade. A apresentação a seguir também foi realizada durante o DevWeek 2017, focando na implementação de PWAs (Progressive Web Apps) com Ionic e Angular:

Progressive Web Apps (PWA) com Angular e Ionic – Apresentação do MVP Andre Baltieri

TypeScript

Possibilitando o uso de construções típicas da Orientação a Objetos (como tipos) em aplicações baseadas em JavaScript, o TypeScript é um framework open source desenvolvido e mantido pela Microsoft. Também foi assunto de um hangout do Canal .NET no ano de 2017:

Apresentação sobre TypeScript com a MVP Glaucia Lemos

Aurelia

Outra opção em termos de SPAs é o framework Aurelia, que também foi assunto de um hangout do Canal .NET:

Apresentação do Alberto Monteiro sobre o framework Aurelia

E para encerrar um convite. Sigam também o Canal .NET (iniciativa mantida por mim e pelos MVPs Joel Rodrigues e André Secco) nas redes sociais: