Notícias

17 nov, 2025

Grafana + OpenTelemetry: exemplo de implementação de observabilidade em várias stacks

Publicidade

OpenTelemetry vem sendo cada vez mais adotado como a principal alternativa para a coleta de logs, métricas e traces em aplicações nas mais variadas stacks. Grafana, Jaeger, Zipkin, Elastic APM, Application Insights/Azure Monitor, Dynatrace, Datadog são apenas algumas das soluções que posso citar aqui e que contem hoje com o suporte a OpenTelemetry.

No caso específico do Grafana, uma mudança ocorrida na virada de 2024 para 2025 merece a atenção de todos: o Grafana Alloy, um novo Collector para OpenTelemetry. O diagrama deste post exemplifica o uso desta nova solução, com o direcionamento de traces para o Grafana Tempo, de métricas para o Prometheus e de logs para o Grafana Loki.

Já abordei inclusive a utilização do Grafana Alloy em diversos vídeos recentes no Canal .NET (e em outras comunidades), com destaque para um exemplo (clique neste link para abrir o YouTube) que envolve a simulação de uma arquitetura de microsseviços utilizando .NET, Java, Node e Python:

Uma parte importante dos meus testes com soluções de observabilidade passa sempre pela execução de scripts do Docker Compose, de forma a subir rapidamente serviços para testes de avaliação. Containers seguem na minha opinião como um importante instrumento para agilizar tais testes, além de simplificar o entendimento de tecnologias de apoio a serem adotadas em um projeto.

Os exemplos mencionados estão nos seguintes repositórios do GitHub (dêem um star ⭐ 🌟 apoiando se acharem útil os conteúdos):

* Docker Compose com definições do ambiente: https://lnkd.in/dWCs9wnm
* .NET: https://lnkd.in/dQvD8v-n
* Java: https://lnkd.in/dSQafsEa
* Node: https://lnkd.in/dr3RDvky
* Python: https://lnkd.in/dswYrU4r
* Repo com este diagrama de arquitetura: https://lnkd.in/dpzvbcin