Back-End

19 jun, 2018

O que é Headless CMS e como criar suas próprias APIs

100 visualizações
Publicidade

Sempre gosto de falar sobre tecnologias abertas e não poderia ser diferente agora. Num outro artigo meu aqui no iMasters, falei sobre gerenciadores de conteúdo Nodejs e um deles chamou a atenção por ser um Headless CMS.

Como o assunto é interessante, resolvi gravar um vídeo para apresentar o Strapi, um CMS que facilita o gerenciamento do conteúdo e ajuda na criação de APIs, que ajuda no desenvolvimento de aplicações Headless, onde o front-end é independente do back-end.

A ideia principal é que todo o desenvolvimento seja baseado no uso de APIs, e a APP possa utilizar qualquer tipo de tecnologia.

No vídeo a seguir, falo um pouco de teoria básica do conceito e demonstro como instalar e usar pela primeira vez o Strapi na criação de API. Espero que curtam!

Iniciando com o Strapi

O Strapi foi construído em NodeJS e trabalha com bancos de dados relacional e não relacional. Você pode utilizar o MySQL ou MongoDB, fica a seu critério e a instalação é muito simples.

Os comandos iniciais, são:

Instalação do Strapi

npm install -g strapi

Criação do primeiro projeto

strapi new

Entre na pasta/diretório do seu projeto

cd

Inicie o servidor

strapi start

Acesse via navegador e crie seu usuário Admin

http://localhost:1337/admin

Depois destes comandos, é só iniciar a criação da sua API, configurar as permissões de acesso e testar. Tudo em questão de minutos e muito fácil.

Pretendo produzir novos vídeos para demonstrar como trabalhar com o Strapi de formas mais avançadas. Fique ligado aqui para conferir a continuação.

Até!