Desenvolvimento

Desenvolvimento

Três gerenciadores de conteúdo Nodejs que merecem destaque em 2018

5 jun, 2018
Publicidade

Gerenciadores de conteúdo são praticamente onipresentes na Web. A maioria dos grandes portais, sites e blogs, utilizam algum tipo de CMS.

Nos últimos anos, gerenciadores de conteúdo, como WordPress e Joomla, conseguiram fazer um grande sucesso, mas isso não quer dizer que não exista espaço para novidades; muito pelo contrário.

Quem acompanha meus artigos aqui no iMasters, já deve ter visto a série que falo do Ghost, logo, deve imaginar o tamanho da minha paixão por projetos open source, e este é o motivo deste novo texto sobre estas incríveis ferramentas.

Neste artigo, vou falar sobre três CMSs construídos em JavaScript – mais precisamente em NodeJS. Minha ideia é mostrar que estas soluções conseguem entregar ferramentas completas para controlar e gerenciar projetos de conteúdo de todos os tamanhos, até mesmo os mais complexos.

Espero que gostem destas dicas e possam contribuir com comentários sobre experiências nestas soluções.

Strapi – headless-CMS

O Strapi merece estar nesta lista justamente por causa da nova versão do portal iMasters, que agora trabalha com WP Headless, onde o back-end é desacoplado do front e o conteúdo é consumido através de API, facilitando a manutenção e principalmente dando mais opções para o desenvolvedor.

A ideia do Strapi é ser um framework aberto para facilitar a criação da API que será utilizada na integração entre back-end e front-end, deixando ambos independentes.

É ou não é show de bola?

Enduro.js – Minimalista e leve

Facilidade, simplicidade e no-database. Estes são os três pilares do EnduroJS, um gerenciador de conteúdo NodeJs completo que pode ser hospedado no GitHub Pages.

Novas páginas e artigos podem ser criadas facilmente através de arquivos JavaScript e sua administração é moderna e com ferramentas bem interessantes, como um editor completo que facilita a criação de um site ou blog em minutos.

KeystoneJS – Express e Mongoose

A ideia do KeystoneJS é ser uma solução completa para criação de sites de conteúdo, APIs e aplicações NodeJS. Esta plataforma trabalha com o Mongoose para realizar a conexão com o MongoDB.

Sua interface de administração é um dos pontos mais fortes, por ser simples de ser dominada e ter todas as funcionalidades para desenvolver projetos avançados que precisam de um gerenciador de conteúdo.

Conclusões finais

São três plataformas incríveis, e cada uma tem seus prós e contras, como qualquer outro sistema, mas o mais impressionante é o tamanho das comunidades de desenvolvedores e usuários que não param de crescer.

No próximo artigo, quero demonstrar de forma prática como trabalhar com cada um destes CMSs e com isso ajudar na escolha da sua próxima ferramenta.

Nos vemos em breve!