Desenvolvimento

16 jan, 2018

Do WordPress para o Ghost

Publicidade

Não tem como negar que o WordPress ainda é um dos melhores gerenciadores de conteúdo da Web, mas existem alternativas e muitas delas são excelentes e até superam o WordPress em algumas comparações simples.

Um destes casos de superação do mestre é o Ghost, um sistema para criação de blogs e sites que surgiu de uma campanha bem sucedida no Kickstarter e que tem em seu DNA o que existe de melhor em serviços como o Medium.

O que mais gosto no Ghost é a sua simplicidade. O principal, e talvez o único recurso da plataforma é disponibilizar as melhores ferramentas possíveis para criação e edição de artigos.

Não existem milhares de plugins, não existem milhares de temas, não existem milhares de desenvolvedores, como no WordPress, mas tudo que você precisa para criar conteúdo, você encontra no Ghost.

Por que o Ghost?

Nos últimos meses comecei a estudar a migração do TekZoom para uma nova plataforma, mais focada no conteúdo e menos preocupada em recursos extras e pesados.

Já conhecia o Ghost desde 2013, quando instalei pela primeira vez apenas por curiosidade.

Naquela época não fiquei impressionado, muito pelo contrário, mas no final do ano passado resolvi revisitar a aplicação e dar mais uma chance. Que surpresa! Em sua versão 1.20.0 tudo mudou, mas sem esquecer a simplicidade e facilidade de uso que sempre fez parte do core do projeto.

Em apenas algumas horas, consegui subir um servidor Node.js/NGINX com o Ghost rodando liso. O próximo passo foi conhecer e estudar mais sobre o HandlebarsJS e criar o meu primeiro tema.

Vocês entenderam agora o motivo da minha quebra de paradigma e mudança do WordPress para o Ghost? O que eu levaria semanas para fazer, consegui resolver em poucos dias.

Claro que nem tudo é perfeito. A migração do conteúdo não foi simples e tive que utilizar um pequeno script próprio para subir todos os artigos do site antigo e, mesmo assim, tive que corrigir algumas coisas manualmente.

Este trabalho está sendo finalizado e acredito que na próxima semana o novo TekZoom esteja publicado e pronto para uma nova fase.

Mas não tenho como negar que trabalhar com uma solução tão leve e limpa está sendo incrível. Nunca pensei que trabalharia com Markdown em projetos próprios, mas aconteceu e estou amando.

Quando trocar de plataforma?

A resposta para essa pergunta depende muito do seu projeto e de como você quer atualizar o seu conteúdo. Se você precisa criar uma Loja Online ou uma aplicação dinâmica, o WordPress continua sendo uma das melhores opções.

Agora, se o seu negócio é produzir conteúdo, o Ghost chegou para ficar.

E você? Quer saber como migrar seu conteúdo do WordPress para o Ghost? Deixe nos comentários, se for do interesse posso criar uma série de artigos sobre este assunto.

Até o próximo!