Analytics

24 ago, 2009

Bons resultados com SERP Domination

Publicidade

Serp Domination é um assunto que talvez poucos conheçam, ou talvez não conheçam por esse nome. Mas é algo bastante útil e importante.

O que é Serp Domination?

SERP é uma sigla para Search Engines Result Page. SERP Domination é, literalmente, dominar os resultados dos sistemas de buscas. Deu para começar a entender? Ótimo.

Esta técnica é utilizada para se dominar os primeiros resultados de uma busca orgânica de certa palavra-chave, ou seja, você domina a primeira página inteira, ou boa parte dela. É uma técnica utilizada há um bom tempo no mundo SEO. Inclusive muitos SEOs do Brasil já fazem está técnica, mas não sabem que este é o nome utilizado.

Para que fazer uma Serp Domination?

Existem vários motivos para se criar uma Serp. Para mim, estes são os mais importantes:

  • Deixar a concorrência para trás: evita que os concorrentes, que podem estar mal otimizados, sejam vistos quando se pesquisar por palavras-chave de produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece, colocando os concorrentes na segunda página em diante.
  • Evitar domínios semelhantes: não deixe que domínios semelhantes ao seu tomem o seu público, mesmo por engano. Supondo que seu site tenha o domínio www.meusite.com.br. A concorrência pode adquirir o domínio www.meusites.com.br ou outro semelhante, levando usuários desavisados a clicarem, achando que é o seu.
  • Resultados inconvenientes: é possível evitar que, em uma busca por um produto ou marca, uma reclamação de algum cliente insatisfeito apareça na primeira página. Por exemplo, se você digitar no Google “Net Virtua” vai ver, nos primeiros resultados, uma bela reclamação. Veja a figura 1. Utilizando a técnica de Serp seria possível empurrar resultados como este para baixo.
  • Divulgar imagens, blog, fórum, redes sociais e vídeos: Divulgue na primeira página links de imagens relacionadas à empresa, produto ou serviço. Links para blog, fórum e redes sociais, como Ning e Twitter, que a empresa fizer parte. Otimize seus vídeos para que eles também façam parte da Serp.

 Figura 1 Um resultado muito inconveniente para a Net Virtua.

Como criar uma estratégia de Serp?

Normalmente se cria uma estratégia de palavra-chave relacionada à marca e ao conceito, separadamente, e outras palavras-chave relacionadas a marca+conceito. As abordagens relacionadas à marca são as mais comuns por serem mais fáceis. O que acontece, também, é que, em muitos nichos de negócios, algumas marcas são conhecidas pelo seu nome, e nem tanto pelos produtos, daí usuários buscam por palavras-chave compostas de produto+marca. As técnicas mais conhecidas envolvem subdomínio, blogs, resultados identados, redes sociais e qualquer coisa que o analista de SEO possa controlar.

Uma das melhores técnicas dentro da Serp é o resultado identado. Podemos ver um exemplo na figura 2.


Figura 2 Resultado identado melhora a SERP

Esta técnica nada mais é que criar uma identação entre duas páginas suas no resultado de busca. Para fazer a identação você pode criar uma estratégia de link building entre duas de suas páginas. Digamos que você tem uma Landing Page que fala de um produto e no seu blog há um artigo que fala sobre este produto. Você cria um link de uma página para outra e trabalha o posicionamento de ambas, e o mecanismo de busca se encarrega de criar a identação, colocando em primeiro a página que ele acha mais relevante. Caso você já tenha uma página bem colocada, pode referenciar um link nesta página para a sua segunda página melhor colocada, isso também pode resultar numa identação. A utilização de subdomínios também pode ajudar a criar um resultado identado. Na figura 3 mostro a SERP do iMasters que domina os 8 primeiros resultados, que é uma excelente SERP.


Figura 3 – Serp Domination do iMasters.

Espero ter esclarecido sobre o assunto Serp Domination. Em breve farei mais um artigo falando sobre o assunto. Até a próxima.

Este artigo foi criado com ajuda significante e especial de Erick Formaggio. Obrigado, Erick!