Tecnologia

25 out, 2010

Google Street View: Muito mais que invadir a privacidade

Publicidade

O Google lançou oficialmente no
Brasil o Google Street View
no final do mês de setembro. O novo recurso transcende os limites do
tradicional Google Maps e torna a simples busca de um endereço ou localidade em
uma atividade de voyeur, já que ele traz para a tela do internauta uma visão
panorâmica das ruas e avenidas através de imagens capturadas por veículos ao
nível do solo.

 

Para aguçar a curiosidade e a
vontade de navegar online pelas ruas de São Paulo, por exemplo, o buscador
utiliza o Pegmen como um dos principais personagens de marketing digital. O objetivo é de
achar um boneco estático em meio à realidade virtual. Mais tarde, muito
provavelmente, o Google passará a usar esse tipo de recurso para campanhas
empresariais e de mídias sociais. É só dar tempo ao tempo.

 

Muito mais que disponibilizar um
novo serviço online para as primeiras 51 cidades mapeadas, o Google dá mostras
de sua força e precisão comercial, ao firmar uma parceria com a Fiat, que
possibilitou todo o transporte de navegação.

 

A operação torna disponível na
internet imagens de fachadas e pedestres nas ruas e até já ajudou a solucionar
alguns crimes. O serviço ainda é criticado em alguns países por fornecer
imagens e localizações como bases militares. Na República Tcheca, por exemplo,
as autoridades impediram que o Google continuasse a coletar imagens para
atualizar o Street View.

 

Enquanto empresas e usuários se
voltam às questões sociais e polêmicas, como a invasão da privacidade das
pessoas, o maior buscador da internet se prepara para dar um do que pode ser o
maior passo já dado na história da empresa.

 

O Google deixou escapar que está
desenvolvendo um software para que os automóveis possam se locomover sem a
necessidade de um motorista. A empresa contratou a Darpa (Defense Advanced
Research Projects Agency), uma entidade governamental que realiza pesquisas
para fins militares e que organiza corridas com veículos autônomos.

 

O teste já foi realizado com seis
Toyotas e um Audi, com resultados que foram considerados muito positivos, já
que todos os veículos percorreram mais de 224 quilômetros.

 

Para isso, os veículos utilizaram
uma combinação de câmeras de vídeo, sensores de radar e telêmetro guiado por
laser, para analisar tráfego e detectar pedestres. Enquanto isso, mapas
detalhados permitem que o carro vá até o seu destino.

 

Notaram??? Mapas detalhados
permitem que o carro vá até o seu destino. Ou seja… em um futuro próximo e
com o sistema tecnológico perfeitamente estruturado, o Google terá condições de
lançar esse software a todas as montadoras do mundo, com valores jamais
imaginados, para uma estrutura que partiu única e exclusivamente da internet.

 

E, toda essa transformação e
planejamento pode ter saído de uma simples idéia de mapear os principais
centros comerciais do mundo, justamente onde deve ser dado início à
comercialização desses automóveis inteligentes, já que são nessas cidades
mapeadas que o fluxo econômico tem um maior poder.

 

São estratégias de uma empresa que
lança sistemas curiosos e divertidos, mas que tem um fundo econômico jamais
imaginado por qualquer concorrente, que assiste de camarote essa empresa
evoluir e tomar o mercado mundial sem qualquer obstáculo.

 

Como em outro grande passo, onde o
Google anunciou que passará a medir a inflação tendo os preços vendidos pela
internet como base. O chamado GPI (Índice de Preços Google, em português). A
intenção não é de substituir, mas sim de auxiliar os analistas nas previsões
sobre o comportamento de preços.