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31 mar, 2011

Fuja das fraudes nas campanhas de links patrocinados

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É fato mais que
consumado que uma campanha bem feita de links patrocinados pode gerar uma renda
líquida mensal maior do que sua empresa tem hoje e que a mesma ação deixa o
nome do seu negócio sempre em evidência.

Mas é
necessário ter alguns cuidados para fugir de concorrentes desonestos, que podem
tentar fazer com que seu dinheiro escorra por ralo abaixo, clicando impunemente
nos links de sua empresa.

São situações
quando seu anúncio é exposto na internet e clicado pelo concorrente da área
onde presta serviço, com o objetivo de fazer com que você gaste todo seu
orçamento sem ter, no entanto, qualquer retorno de mídia.

Ou, ainda pior,
quando seu anúncio é exposto na rede de parceiros e o próprio parceiro clica
nos anúncios que são apresentados no seu site com o objetivo de receber parte
da receita proveniente da sua campanha.

No primeiro caso, o seu concorrente tem uma faca de dois gumes, assim como também fica à
disposição de suas atuações no mercado. Sabendo que é uma lista definida e
limitada, muitas das empresas que tentam burlar regras acabam sendo descobertas
e banidas do sistema. Ou seja, ao utilizar-se de meios ilícitos, ela será punida.

Já pela campanha
atrapalhada pela rede de parceiros, o problema passa a ser mais sério. Qualquer
internauta que possua um blog ou um site em empresas oficiais de mídia pode criar
softwares que entram na página da sua empresa e clicam sobre os links, fazendo
com que pequena parte da receita gerada vá para essa rede de parceiros.

Os dois
problemas, porém, podem ser facilmente identificados e resolvidos por um consultor de links patrocinados, que
cuidará para que sua campanha não seja prejudicada por interesses alheios e
para que sejam punidas as empresas que tomam atitudes irregulares.

O mais
importante é dar um rumo definido, um foco à sua campanha de marketing digital,
procurando, por exemplo, cadastrar frases com pelo menos duas palavras-chave,
tornando o site praticamente blindado aos vários tipos de fraude. Tome cuidado,
porém, com palavras-chave que sejam óbvias demais, facilitando a quebra desse
sistema.

É necessário,
também, ter um sistema “antifraude”. Um dos mais conhecidos é o ClickAuditor. O
melhor, nesse caso, é contar sempre com a ajuda de um profissional
especializado, para que você não caia nas mãos de prestadores de serviço que
utilizem sua preocupação em defender sua empresa como um meio de simplesmente te
tirar dinheiro.

Outra precaução
que pode ser tomada é a análise do log de visitas do site da sua empresa. Essa
seção lista por endereços de IP os principais visitantes da página na internet. Em
seguida, é necessário que você disponibilize os endereços de IP com mais de 50
visitas por mês para o Adwords para que eles verifiquem se os cliques não
correm o risco de serem fraudulentos. O sistema mais conhecido é o Webtrends.
Verifique se sua empresa de hospedagem disponibiliza esse sistema para você.

O
importante é manter sua empresa competitiva no mercado e, em hipótese alguma,
clicar nos anúncios de seus concorrentes. Pode manchar não só toda sua campanha
desenvolvida de forma séria, como também evidenciar o nome da sua empresa em
uma lista de concorrentes desleais. Apesar de alguns toques “simples” descritos
na coluna, o ideal é deixar toda sua campanha de links patrocinados à
disposição de um consultor de links
patrocinados. Além de mais eficiente, você verá sua empresa lucrar sem ter
metade da dor de cabeça que teria se tentasse entrar sozinho nessa empreitada.