Marketing Digital

22 dez, 2010

2011: O ano da visibilidade

Publicidade

O crescimento das mídias sociais e da mobilidade da tecnologia em 2010
promete transformar 2011 no ano da visibilidade. Os próximos 365 dias serão de
intensa transformação e solidificação da Era da Comunicação dentro da internet.

Percebemos que os avanços digitais estão cada vez mais maduros e não são
lançados mais como um simples experimento que passe a dar certo em pouco tempo.
Hoje, métodos e recursos revolucionários surgem de pesquisas baseadas em
estudos que já são realizados há anos.

Marketing digital

Deve atingir seu ápice econômico nos próximos meses,
devido ao grande espaço que conquistou dentro do mundo online, principalmente
nos últimos dois anos. E clientes não vão faltar. Somente o Brasil, por
exemplo, fechou o primeiro semestre de 2010 contabilizando mais de 16 milhões
de conexões de banda larga, um crescimento de 18,1% na comparação com o mesmo
período do ano passado.

O aumento de computadores em residências e as novas opções de pacotes de
banda larga são os principais responsáveis por esses números. Lembrando, ainda,
da guerra entre as operadoras de banda larga e telefonia GVT e NET, que deve
ser intensamente travada na região sudeste. Uma promete lançar seu próprio
serviço de TV ainda no primeiro semestre de 2011. A outra promete transformar
sua programação de TV totalmente digital.

Estes são fatos pontuais que, somados, abrem ainda mais as portas para os
investimentos em marketing digital. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo
IDC, por exemplo, 2011 será marcado pela explosão da mobilidade tecnológica. Tendo
como previsão a venda de 42 milhões de tablets e 330 milhões de smartphones,
por todo o mundo.

E no Brasil, já existem empresas que prometem lançar jornais virtuais, que
serão visualizados apenas em tablets, como o iPad. E esta é apenas uma
revolução dentro de várias supernovas que estão prontas para aparecer!

Clouds e as redes sociais

Alavancaram as vendas de empresas, que cada vez mais percebem que a internet
é uma verdadeira mina de ouro mercadológica.

O Facebook em plena expansão no país, somará ao Orkut intensas disputas
publicitárias que até então são pouco exploradas. O próprio Bing, que já tem
milhões de usuários, ainda engatinha como sistema de buscador e aceitação, se
comparado ao gigante Google.

Aliás, um gigante que nunca dorme. O Google tem anunciado vários estudos e novos
projetos de prestação de serviço aos seus usuários. A empresa é a melhor porque
faz o básico. Pela tela fria da internet, traz o cliente o mais próximo
possível Seja através da interatividade ou de projetos sociais, como ajudar
ONGs pelo mundo através do lucro em cliques que usuários dão em suas páginas.

E são esses cliques, que valem milhões de links patrocinados, que ditarão o
rumo do marketing digital em 2011. A empresa que melhor souber vender sua
imagem é a que largará na frente.

Para consolidar a marca, passou a ser fundamental ter ligação com mídias
sociais, principalmente Facebook e Twitter, além, óbvio, da maneira com que
você quer que os outros olhem para a sua empresa. O próprio Google Alerta que com
o uso frequente, os internautas pensam sobre seu empreendimento, o que abre as
portas para que você estreite o laço com seu público e torne seu produto mais
atraente e visível.

O próximo ano será de execução e não de desenvolvimento. Por isso, é
fundamental que sua empresa esteja preparada para o Mercado do Futuro, ou
melhor, para o Mercado do Presente.