Marketing Digital

24 mai, 2011

O mercado do futuro, hoje

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Há muito tempo, muito mesmo, ouvimos falar sobre um mercado
do futuro para a tecnologia, no qual a massificação da mídia digital estaria ao
alcance de todos. O que não imaginávamos era que esse futuro chegasse tão
rápido ao Brasil.

Vimos, durante os últimos anos, o setor de tecnologia dar um
salto fundamental se quisermos acompanhar, mesmo que ainda engatinhando, os
processos de desenvolvimento constante pelos quais passam os EUA ou o Japão,
por exemplo.

O ponto fundamental para esse crescimento tecnológico começa
a surgir no interior do Estado de São Paulo. Duas cidades com economia pujante,
Sorocaba e Jundiaí, estão perto de passar por um processo tecnológico profundo,
que mudará mercado brasileiro. Cada uma, da sua forma.

Jundiaí, mesmo tendo Sorocaba como concorrente de uma forma
paralela, está próxima de receber o investimento de R$ 200 milhões para iniciar
a produção do iPad, da Apple. A empresa pretende atingir um faturamento de R$
2,4 bilhões em apenas um ano.

Com a chegada da Apple no país, através da FoxConn, teremos
um novo cenário econômico no que se refere à tecnologia. A produção de tablets
aumentará significativamente, o que aumentará a oferta no mercado e derrubará o
preço do aparelho mais desejado por todo o mundo.

A expectativa é de que um modelo ainda mais barato também
seja produzido e que Apple forneça, em parceria com o Governo Federal,
computadores para as escolas públicas brasileiras.

A partir desse ponto, o país se tornará totalmente
conectado, dobrando o número de usuários da mídia digital, alavancando não
somente a venda de tablets, mas causando um efeito dominó para todo o mercado
online.

Oras, mais pessoas conectadas, maior possibilidade de você
vender seu produto ou serviço pela internet. Maior ainda, as chances de sua
empresa faturar utilizando-se do mundo virtual.

E é nisso que a Apple aposta. Aliás, a gigante tecnológica
finalmente viu no Brasil o mercado que tanto queria. Alguns brasileiros
chegaram a ficar revoltados vendo o mercado nacional ficar de fora dos últimos
lançamentos dos iPads. A segunda versão do aparelho, por exemplo, só chega ao
mercado brasileiro através da importação. Lembro-me bem de que ficamos de fora do
lançamento oficial do produto, em uma lista que englobava 23 países.

O que importa é que a Apple viu, na economia brasileira, a
forma da empresa vender mais e apostar mais tecnologicamente no seu mercado,
principalmente pelo fato de produzir o iPad em Jundiaí.

Esse fator é determinante para que o Brasil comece a
despertar para o mercado online, fazendo com que nos próximos dois anos, o
lucro digital finalmente estabeleça uma “justiça de mercado” e abocanhe uma
fatia muito maior na briga de propagandas fora da internet. Hoje, apesar da
massificação da rede mundial de comunicação, essa participação é muito aquém do
desejado.

Por isso, é preciso que sua empresa esteja preparada para
essa reformulação. Se hoje ainda há muitas campanhas de marketing digital que
podem ser consideradas amadoras, em um futuro ainda mais próximo, elas se
multiplicarão, pelo fácil acesso à internet. Os sites que hoje tornam-se
profissionais e possuem projetos definidos conseguirão escapar do mar de opções
de serviços que estão prestes a dominar o mundo virtual.

É preciso que sua empresa esteja preparada tanto para lutar
contra os grandes tubarões, liderados por redes de varejo, como também para
evitar com que peixinhos possam acabar com sua fatia de mercado através da
múltipla divisão. É preciso correr agora, para dar passos largos e firmes
quando a essa guerra de marketing digital tiver início. Pense nisso!